O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou nesta sexta-feira, 14, a contratação de uma nova empresa para a instalação e operação dos medidores eletrônicos de velocidade na BR-235 e também BR-101, em Sergipe.
Segundo o DNIT, essa substituição envolve diversas etapas preliminares antes que os novos medidores possam entrar em operação.
“Essas etapas incluem a realização de estudos técnicos pela empresa contratada, a aprovação desses estudos pelo DNIT, a instalação dos novos equipamentos e a aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)”, informou o órgão federal.
Ainda segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura, a vigência do novo contrato começou em abril deste ano, marcando o início de uma fase de transição na qual os antigos equipamentos estão sendo substituídos por novos.
A previsão é que, a partir de setembro, os novos medidores de velocidade comecem a operar de forma escalonada, conforme o cronograma estipulado no edital de contratação. A autarquia enfatiza que a prioridade é reativar os medidores instalados pelo contrato anterior, com a instalação de novos dispositivos ao longo de 12 meses.
“No contrato anterior, 103 faixas estavam monitoradas por medidores eletrônicos de velocidade. Com a nova contratação, esse número aumentará para 110 faixas, ampliando a cobertura e o controle de velocidade nas rodovias do estado”, finalizou o DNIT.
por Cleiton Alberto e João Paulo Schneider
Infonet