noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

MÁRIO ALEXANDRE: "SINTO-ME ENGRANDECIDO E AGRADECIDO PELO TÍTULO DE CIDADANIA ESTANCIANA"

Publicada em 15/05/24 às 12:08h - 41 visualizações

TRIBUNA CULTURAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia MÁRIO ALEXANDRE: \  Compartilhar a noticia MÁRIO ALEXANDRE: \  Compartilhar a noticia MÁRIO ALEXANDRE: \

Link da Notícia:

MÁRIO ALEXANDRE:
Alexandre da Sergipana Motos, durante discurso de agradecimento na Câmara de Vereadores pelo Título de Cidadania Estanciana  (Foto: TRIBUNA CULTURAL/DIVULGAÇÃO)

Na tarde desta terça-feira, 14, aconteceu no Plenário Filadelfo da Costa, na Câmara de Vereadores de Estância, a solenidade de entrega do Título de Cidadania Estanciana, ao senhor Mário Alexandre Amaral Viana, conhecido como Alexandre da Sergipana Motos Honda. O projeto do Título, foi apresentado pelo vereador Jorge Fonseca dos Santos, conhecido por Jorginho da Praia.

Alexandre se fez presente ao lado da esposa e do filho, como ainda doa amigos e funcionários da empresa da qual é o seu gerente.

Veja a baixo, o discurso de Alexandre:

Boa tarde, Senhoras e Senhores.

Gostaria de cumprimentar a todos os presentes em nome do Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa Legislativa, Dr. Cristóvão Freire. E de maneira particular, quero cumprimentar também, com gratidão, o Vice-prefeito deste Município, André Graça Santos.

Foi com grande surpresa e alegria que recebi tal honraria de titulação de cidadania nesta cidade. Assim, não posso deixar de iniciar com os agradecimentos aos ilustres parlamentares que votaram em meu nome para receber o título de cidadão estanciano. E de maneira especial minha gratidão ao vereador Jorge Paulo Fonseca dos Santos, Jorginho da Praia, o responsável direto pela propositura do título com o qual agora estou sendo agraciado.

Por isso, hoje, recebendo o Título de Cidadão Estanciano, me sinto imensamente honrado e feliz, refletindo em todas as missões que desempenho na minha vida, seja como profissional administrador de empresas, filho, neto, marido, pai e amigo.

Prezados, para declinar sobre minha chegada até aqui, preciso relatar um pouco sobre minha história de vida.

Me chamo Mário Alexandre Amaral Viana, nascido no Município de Tabira, Pernambuco, localizada na região do sertão do Pajeú. Sou filho de Enoque Viana de Oliveira Filho e de Valcira Alves Amaral Viana, pelos quais agradeço a Deus a dádiva de terem me concebido. E mesmo morando distante dos meus pais zelo pelo amor que nos une. No entanto, sinto-me engrandecido e agradecido por estar aqui recebendo este título de cidadão, pois meus avós paternos já falecidos, Enoque Viana de Oliveira e Julieta Florentino Viana,  com os quais convivi, foram os responsáveis pela minha formação em todos os sentidos, norteada pelos melhores princípios e valores, os quais levo comigo para onde quer que eu vá.

Em 2005, me formei em Administração de Empresas pela Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino Ltda. (SOPECE), tendo percorrido na minha vida profissional até 2009, quando fui convidado por meu amigo, chefe e compadre Ricardo Nascimento para trabalhar na sua concessionária da marca Moto Honda, Suape Motos Ltda., localizada na cidade do Cabo de Santo Agostinho-Pernambuco, situada a     km de Recife.

De modo especial, quis Nossa Senhora de Fátima, a quem sou devoto, que o meu destino fosse morar na cidade de Estância. Pois, mais uma vez, ressaltando a importância de Ricardo Nascimento na minha vida, a quem tenho enorme gratidão, pela confiança e credibilidade, recebi o convite para administrar e liderar a empresa Sergipana Motos Ltda., concessionária da marca Moto Honda, neste Município. E desde 25 de junho de 2013, de forma dedicada, digna e efetiva desempenho o meu trabalho em retribuição a confiança e credibilidade da empresa que represento. Assim, em nome do Diretor da empresa, Ricardo Nascimento, cumprimento os 50 (cinquenta) funcionários da empresa Sergipana Motos Ltda., os quais têm apoiado e contribuído, dentro do possível, com o seu crescimento, a cultura e a sociedade estanciana.

A empresa Sergipana Motos Ltda. faz parte de um grupo empresarial chamado JPN, envolvendo 15 (quinze) concessionárias do ramo de automóveis e 04 (quatro) do ramo de motocicletas.

No entanto, não posso deixar de ressaltar que esta titulação é também uma oportunidade para reconhecer a minha honra de ser marido e, por extensão amorosa, pai. Anniely Remígio Simão Amaral, minha esposa desde 2013, é quem segura a minha mão e quem me faz andar contra a desilusão quando faz tempestade e ventania sob o sol da minha condição. A ela devo os dias de insonia que dorme e de sono que sabe despertar, porque viver, sobretudo com alguém da sua dimensão e porte, como acentuava Belchior, é bem melhor que sonhar.

E nós fazemos isso respeitando o solo e o par. Mas ganhamos uma testemunha filial que sacudiu, revirou e fez dar uma salto de beleza, de zelo e de  amplificação de amor em nossas vidas: nosso filho Samuel Remígio Simão Viana com todas as letras e porções para nosso pessoal engrandecimento e, quase improvável, realfabetização racional e sentimental.

Aproveito para ressaltar como eu, Anniely e Samuel somos de uma estancianidade de fazer inveja, por exemplo, a Jorge Amado, o escritor baiano que gozava do título honrifico que me dão agora, e que sentenciou  que Estância era a cidade do seu amor e que um dia aqui ainda plantaria o alicerce de uma casa, para aproveitar esta cidade que julgava ser uma  uma obra-prima do Criador. Quis o tempo, o Criador,  o suor e a sorte que eu e minha esposa Aninely realizássemos essa prova de amor por Estância: Aqui já edificamos nosso lar que é a semente no aguardo da  floração do que nos fez e nos deu este lugar!

Senhoras e senhores, cheguei em Estância em plena época junina, em 25 de junho de 2013 e logo percebi a realidade local de forró e fogo. Fui fazendo amizades a cada dia e felizmente, dessas amizades eu me enriqueço, engrandeço e fico maior no abraço. Gratidão a todos os amigos que carrego no peito.

Antes de concluir, meus ouvintes, para destacar porque Estância a muitos e a todos cativa, relato que soube sobre a visita a esta cidade do meu conterrâneo, o sociólogo e antropólogo, autor do livro Casa Grande & Senzala, Gilberto Freyre, e o mesmo relatou num pequeno artigo para o Jornal do Comércio de Recife algo que expressa muito dessa força estanciana de encantamento. Assentou ele:

“Por insistência de Josué Montelo, presidente da Academia Brasileira de Letras, visitei a sergipana cidade de Estância para prestar culto de homenagem ao genial memorialista Gilberto Amado, filho do lugar. Com a modéstia abalada, saí dali, sobre pena de querer duradouramente ficar, tamanha a cordialidade civil no refinamento do trato redondo de afetos e as gentilezas de cozinha a nós ofertadas em profusão para as gulodices mais sublimes que na minha idade estão proibidas de serem inadvertidamente abrandadas. Desde aqueles dias sonho sentado à mesa do XPTO, um restaurante a beira de um rio inesquecível de lá, com Jorge Amado nos deliciando com soberbos pitús e sobremesas com doçuras repletas de mensagens paladares incomparáveis. Acordo, olho a modesta mesa da minha dieta e continuo me imaginando um estanciano personagem da obra de Jorge desfrutado incessantemente as delícias de um paraíso sergipano de gente e guloseimas para o corpo, para a alma e para a eternidade.” Digo eu, assim seja Estância para mim, para meu espírito e minha brevidade.

Para concluir, relembro as palavras do poeta Mário Quintana, filho do Rio  Grande do Sul, ao afirmar que "o nosso lar é onde somos honrados". Nesta jornada, prometo honrar este título, pois sinto-me profundamente honrado por recebê-lo. Buscarei merecer esta elevada distinção, pois reconheço a singularidade deste gesto. Expresso também minha sincera gratidão a este Parlamento, que tão bem representa a vontade e o calor humano de sua comunidade. Receber este título de cidadania do estimado município de Estância é uma emoção indescritível. Durante este percurso, fui tocado pela generosidade, amizade e respeito inigualáveis dos estancianos. Ao ser acolhido como um de vocês, sinto-me profundamente comprometido a retribuir todo o carinho e consideração que tenho recebido. O sentimento de pertencimento que agora compartilhamos me enche de orgulho, pois sei que também carrego em meu peito o coração de Estância. Assim, com humildade e alegria, declaro com convicção: SOU CIDADÃO DE ESTÂNCIA!

Muito Obrigado!

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3189307
Usuários Online: 119
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!