Estância é conhecida como “berço da cultura” de Sergipe. Nesta cidade, diversas filarmônicas já existiram, como Recreio Estanciano, Euterpe Estanciana, Filarmônica Santa Cruz e Filarmônica Senhor do Bonfim. Hoje sobrevive apenas a Lira Carlos Gomes, que foi criada no dia 3 de outubro de 1879.
Recentemente, houve uma extensão da Lira Carlos Gomes, através da prefeitura, para a criação de uma Escolinha de Música na Cidade Nova. O radialista Magno de Jesus, durante muito tempo, no seu programa “A Banda no Coreto”, chamou a atenção do município, para a implantação de uma filarmônica nesse bairro populoso e finalmente a prefeitura atendeu o seu clamou.
Mas também a cidade de Estância possui com muito orgulho uma orquestra, que tem feito o seu trabalho social, cultural e ao mesmo tempo religioso com os jovens locais.
A formação da Orquestra Sinfonia Celestial, que é da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, surgiu no ano de 2015 com apenas 8 músicos, que se uniram para louvar a Deus nos cultos.
A primeira apresentação da Orquestra, foi faltando apenas um mês para a comemoração de aniversário do pastor Virginio de Carvalho Neto, então presidente das Igrejas Assembleias de Deus Missão no Estado do Sergipe, e assim, decidiu fazer uma surpresa no culto, entoando louvores da harpa cristã (526-Gandioso És Tu e 469-Angelical Trombeta).
Foi um grande desafio, pois com apenas um mês de formada a Orquestra Sinfonia Celestial, e com apenas 08 (oito) músicos resolveu se apresentar nessa solenidade cristã, em um grande evento. Dessa forma aconteceu a sua primeira apresentação.
Durante a Consagração, no dia 13 de dezembro, na Santa Ceia Geral do ano de 2015, ocorreu a sua segunda apresentação, quando ela foi consagrada para louvar a Deus, recebendo o nome “ORQUESTRA SINFONIA CELESTIAL”.
A Escola de Música da Orquestra Celestial, surgiu em fevereiro de 2016, com a necessidade de expandir o seu projeto , com o apoio da AMAS (Associação Maranata de Assistência Social). Foram iniciadas as aulas, as quais visam o trabalho social no município de Estância, para ensino de leituras de partituras musicais aos adolescentes, jovens e adultos sem nenhum custo.
Diante disso, gerou a necessidade de aquisição de outros instrumentos musicais e acessórios para eles. “Recebemos um grande apoio da AMAS, através dos projetos sociais nos quais foram adquiridos instrumentos novos. Já ensinamos mais de 100 alunos em toda cidade de Estância, elevando o conhecimento musical, sendo destaques no Conservatório de Música de Sergipe e em todo estado”, disse o professor Luciano.
Segundo Luciano, atualmente a Orquestra Sinfonia Celestial, que é regida pelo maestro Deverton Santana, ela é composta por 45 músicos. Alguns já atuam como instrutores de música na Escola de Música, contribuindo para o crescimento da Obra de Deus e da sociedade estanciana, através da música instrumental e outros estudam no Conservatório de Música de Sergipe em Aracaju.
De acordo com Luciano, a Orquestra tem contribuído também para levar o louvor de forma missionária nas congregações mais distantes, evangelizando através dos hinos de adoração a Deus e para trazer para nossa cidade, louvores que trazem a paz e a felicidade aos corações das pessoas. “Estamos trabalhando para a Orquestra Sinfonia Celestial, se tornar a primeira Orquestra Sinfônica da Cidade de Estância e da região centro-sul do estado”, destacou Luciano.
Por Magno de Jesus
Redação Tribuna Cultural