Um raio atingiu uma propriedade rural localizada no povoado Quintas, município de Graccho Cardoso, e matou 12 cabeças de gado. O incidente foi registrado neste domingo, 18, após fortes chuvas que caíram na região.
De acordo com o meteorologista Overland Amaral, os animais estavam em um zona de perigo. “As cabeças de gado se amontoaram debaixo de uma árvore que ficava bem próximo de uma cerca de arame farpado, que é um condutor metálico. Daí ficaram bem mais suscetíveis as descargas elétricas, como de fato aconteceu”, resume Overland.
Ainda segundo ele, é importante que não só os seres humanos, como também os animais, fiquem distantes de lugares e situações propícias para receber uma descarga elétrica. “É importante se afastar de tudo o que é condutor metálico, além de manter distâncias de árvores isoladas e buscar refúgio em lugares baixos”, orienta.
O meteorologista diz ainda que há previsão de chuvas com possibilidade de descargas elétricas nas próximas 24h em algumas regiões de Sergipe, principalmente no sertão sergipano, onde está situado o município de Graccho Cardoso.
por João Paulo Schneider