Nesta quarta, 14 de fevereiro, dia importante na vida de todo cristão, conhecido como “Quarta-feira de Cinzas”, além de acontecer o início ao Tempo Quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Igreja no Brasil dará início à Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).
Em contato com o bispo de Estância, Dom José Genivaldo Garcia, ele informou à Tribuna Cultural, que a abertura geral na Diocese de Estância, será a partir das 19 horas, com a celebração de uma missa presidida por ele mesmo, na Catedral Diocesana. Também a abertura acontecerá nas 28 paróquias da Diocese, no mesmo horário, onde cada uma fará o mesmo procedimento.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade.
Em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos indicados pelos bispos e distribuídos R$ 6.577.799,88 em todo país.
Redação Tribuna Cultural
Com informação do site da CNBB e do bispo, Dom Genivaldo Garcia