noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

BARCO DE FOGO DESAPARECE ESTRANHAMENTE DO MONUMENTO DO LARGO DA GENTE SERGIPANA EM ARACAJU

Onde anda o barco de fogo de Estância?

Publicada em 21/12/23 às 11:19h - 296 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia BARCO DE FOGO DESAPARECE ESTRANHAMENTE DO MONUMENTO DO LARGO DA GENTE SERGIPANA EM ARACAJU  Compartilhar a noticia BARCO DE FOGO DESAPARECE ESTRANHAMENTE DO MONUMENTO DO LARGO DA GENTE SERGIPANA EM ARACAJU  Compartilhar a noticia BARCO DE FOGO DESAPARECE ESTRANHAMENTE DO MONUMENTO DO LARGO DA GENTE SERGIPANA EM ARACAJU

Link da Notícia:

BARCO DE FOGO DESAPARECE ESTRANHAMENTE DO MONUMENTO DO LARGO DA GENTE SERGIPANA EM ARACAJU
 (Foto: Atribuna Cultural/DIVULGAÇÃO)

O desaparecimento do monumento do barco de fogo de Estância, desapareceu estranhamente do espaço do Monumento do Largo da Gente Sergipana, em Aracaju.

O que houve? Onde ele anda? Foi o vento? Ou foi o vandalismo que levou o barco de fogo de Estância? São diversos questionamentos que estão surgindo por causa desse caso.

Esse monumento foi inaugurado em 17 de março de 2018 destacando as manifestações culturais de Sergipe, dentre as quais o barco de fogo, que surgiu na cidade de Estância. No local, dez esculturas com 7 metros de altura foram colocadas nesse espaço, no entanto, esta semana, o noticiário da TV Atalaia, através do repórter Douglas Magalhaes, noticiou que o barco de fogo, que representa a cidade de Estância encontra-se desparecido do local.

Segundo o repórter, o barco de fogo de Estância, “foi o único que desapareceu e não se sabe do seu paradeiro até o presente momento”, disse.

NOTA DA PREFEITURA DE ESTÂNCIA

A Prefeitura de Estância, depois que sobe da notícia, publicou uma nota pública, informando que o monumento do barco de fogo, foi retirado para a realização de manutenção.

LEIA HISTÓRICO DA INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO

Na mesma semana em que o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda recebe a Ordem do Mérito Cultural em 2018, maior condecoração do Ministério da Cultura, e em que completa 7 anos, o Largo da Gente Sergipana também será premiado. A premiação "Destino Aracaju" acontece na próxima quinta-feira, dia 29, às 21h, no restaurante Zodíaco, na Orla Pôr do Sol.

O prêmio acontece pela primeira vez este ano, e é realizado pelo mesmo grupo que organiza outras premiações como: o Educar-se, Sanfona de Ouro e Destaques da Cultura. E desta vez os organizadores resolveram premiar 42 nomes ligados ao turismo, entre lugares, personalidades e empresas. Além do Largo, lugares como o Parque do Falcão e a Croa do Goré serão destaques no evento.

O Diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, João Francisco e o Supervisor do Museu da Gente Sergipana Carlos Weniso, estarão no evento recebendo a premiação. "Estamos muito felizes com mais uma premiação. Assim como o Museu, o Largo deu vida ao centro da cidade, sobretudo aos finais de semana, e falando em turismo ele aumentou a quantidade de visitantes do Museu. Além disso, o Largo valoriza as manifestações culturais do nosso estado, que mostram como o povo sergipano é multicultural, com influência dos africanos, dos índios, e dos portugueses", disse Carlos Weniso.

O Largo tem apenas oito meses desde a sua inauguração, no dia 17 de março, e já está sendo destaque. O espaço é uma das maiores homenagens à cultura popular sergipana, localizado em frente ao Museu; além do píer, de uma área de convivência e de um atracadouro; possui nove esculturas de 7 metros de altura que representam as danças e tradições, folguedos e manifestações da cultura popular de Sergipe: São Gonçalo, Taieira, Chegança, Reisado, Parafusos, Cacumbi, Bacamarteiros e Lambe Sujo x Caboclinho. O Largo também conta com um décimo elemento artístico, que faz uma homenagem ao Barco de Fogo do município de Estância. O lugar é uma instalação artística urbana integrada a paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, e dialoga conceitualmente com o acervo do Museu da Gente Sergipana.

Premiações do Museu da Gente Sergipana

Ao longo dos sete anos de funcionamento o Museu da Gente Sergipana já recebeu diversos prêmios e classificações: "O Melhor da Arquitetura 2012"; "Atração do Ano" pelo Guia Quatro Rodas Brasil de 2013; "Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade", na categoria Responsabilidade Social; e o "Certificado de Excelência 2014" do site TripAdvisor. Além disso, foi classificado como um dos 10 melhores museus do Brasil segundo o Travellers' Choice Museus 2014, um dos museus mais visitados no país em 2016, segundo uma das maiores agências de viagens online do mundo, a Expedia, e em 2018 o primeiro, dos cinco museus, mais visitados do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).


Redação Tribuna Cultural

 

 

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3332299
Usuários Online: 789
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!