Os fiéis católicos de Estância estavam maravilhados ontem à noite (3), na abertura das festividades religiosas dedicadas á preparação da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira dos estancianos.
Antes da missa, aconteceu um momento de oração, que foi conduzido pelo padre Nivaldo Soares. Depois, houve um cortejo, que saiu da Casa Paroquial com destino à Catedral Diocesana.
Do cortejo, diversos representantes de paróquias locais participaram, conduzindo os estandartes com as imagens dos seus padroeiros. No centro da procissão, seguiam o bispo, Dom Antônio Ederaldo (Diocese de Irecê/Ba), os padres Humberto Silva e Nivaldo Soares e o diácono Emílio Júnior. No fundo, a Lira Carlos Gomes entoava as músicas religiosas tradicionais.
Desde da entrada até nas proximidades do altar-mor, centenas de fiéis católicos ocupavam os espaços da Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, que por sina, estava muito bem ornamentada.
Este ano, o tema central da Festa, traz à reflexão: “Chamados a ser povo de Deus; um olhar vocacional no Concílio Vaticano II”.
Celebrada por Dom Antônio Ederaldo, que recebeu muitos elogios antes da celebração do pároco da cidade, Humberto, a primeira missa da abertura, foi voltada para “ser povo de Deus é ser um povo que vive o seu batismo; ser povo de Deus é ter um coração novo”.
Vestidos nas camisas da Festa, os católicos cantavam, louvavam e aplaudiam o filho de Deus, Jesus Cristo e sua mãe, Nossa Senhora de Guadalupe. “O povo católico estanciano, é um povo de muita fé e que é fiel a Virgem de Guadalupe”, destacou a devota Maria Lúcia.
O novenário prossegue até o dia 11, e no dia seguinte (12), ponto alto da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, haverá alvorada, missa solene e procissão pelas ruas de Estância.
Redação Tribuna Cultural