noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA CINCO MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

Publicada em 10/11/23 às 10:34h - 46 visualizações

Atribuna Cultural/Divulgação


Compartilhe
Compartilhar a noticia NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA CINCO MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA  Compartilhar a noticia NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA CINCO MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA  Compartilhar a noticia NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA CINCO MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

Link da Notícia:

NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA CINCO MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
 (Foto: Atribuna Cultural/Divulgação)

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em relação ao último triênio, a estimativa de câncer de próstata no Brasil aumentou 8,3%. Para o triênio 2023-2025, é esperado o diagnóstico de aproximadamente 72 mil novos casos.

Das doenças oncológicas, o câncer de próstata é o segundo mais letal entre a população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. Devido à alta incidência, a Campanha Novembro Azul mobiliza as organizações de saúde a difundir informações sobre cuidados, prevenção e combate ao câncer de próstata, incentivando também os cuidados globais com a saúde masculina.

Contribuindo com a campanha e difundindo informações relevantes para a população, a Unimed Sergipe destaca cinco mitos atrelados ao câncer de próstata que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça que precisam ser esclarecidos:

Mito 1: O câncer de próstata sempre provoca sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Por isso, a importância dos exames preventivos. Quando o tumor está localizado somente na próstata, o paciente não sente nada. Os sintomas só aparecem quando a doença está em estágio avançado, comprometendo outros órgãos.

Mito 2: Apenas homens mais velhos têm câncer de próstata

Segundo o guia produzido pelo Inca, de cada dez homens diagnosticados com neoplasia maligna da próstata, nove têm mais de 55 anos. Mas a doença também pode acometer homens na faixa dos 40 anos. Histórico familiar com parentes que desenvolveram o tumor antes dos 60 anos, sobrepeso e obesidade são fatores de risco, assim como consumo de álcool e tabagismo.

Mito 3. Se não há casos na família, não preciso me preocupar

Apesar de o histórico familiar estar relacionado ao diagnóstico do câncer de próstata, não significa que os homens sem essa condição estejam livres da doença. A questão genética é apenas um dos fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata e outras neoplasias.

Mito 4: O exame de PSA substitui o exame de toque

Os exames de rastreamento do câncer de próstata são complementares. Por isso, é muito importante que sejam feitos os dois. A rotina clínica mostra que é possível que um homem com PSA normal esteja com câncer e outro com o PSA alterado não tenha a doença. Lembrando que o exame de toque retal é rápido e indolor.

Mito 5: A única doença na próstata é o câncer

O câncer é a doença mais frequente na próstata, mas não é a única. Temos outras doenças também, tais como a prostatite, que é a inflamação da próstata e tem como sintomas: febre, ardência e maior frequência urinária. O tratamento é clínico e à base de antibióticos.

Fonte e foto Ascom Unimed




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3333296
Usuários Online: 823
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!