ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL EM POVOADO VIVEM SITUAÇÃO HUMILHANTE E DEPLORÁVEL
Publicada em 24/10/23 às 14:32h - 46 visualizações
Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Atribuna Cultural/DIVULGAÇÃO)
Trezentos e quinze estudantes em uma escola, sendo apenas dois banheiros para uso. Não, não é uma situação hipotética ou em uma narrativa de um mundo distópico, como nos livros de Margaret Atwood, esta é a realidade da Escola Municipal Manoel José da Cruz, no povoado Aldeia, em Santo Amaro das Brotas. A escola tem quatro banheiros: um está interditado; um sendo usado pelos funcionários da unidade; e os outros dois restantes pelos estudantes.
Isso porque a fossa séptica do colégio está cheia e, quando os estudantes dão descarga, os dejetos voltam pelo vaso, deixando o banheiro cheio de excrementos e com um cheiro insuportável, ficando impróprio para uso. E o pior é que há banheiros novos na escola, inclusive foram feitos a pouco tempo, mas estão trancados, não disponíveis para o uso dos estudantes, é o que denuncia o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). “Não há explicação possível para justificar um cenário em que estão disponíveis para uso apenas dois banheiros para 315 estudantes, e o mais terrível, existem banheiros que foram reformados, mas que a administração da escola não colocou para uso”, lamenta Sintese.
A coordenadora geral do Sintese na região do Vale do Cotinguiba, a professora Rita de Cássia, pede atenção das autoridades para essa triste e deplorável situação. “Ter banheiro, em condições de uso, é o mínimo de dignidade que se espera de uma escola, mas nem esse mínimo está sendo ofertado aos 315 estudantes da Escola Municipal Manoel José da Cruz. Estamos fazendo a denúncia desta situação absurda e vamos cobrar junto à prefeitura e aos órgãos responsáveis que tomem alguma atitude o mais rápido possível. O certo é que como está hoje, não pode ficar. É um desrespeito a dignidade humana dos estudantes, é uma violência e não vamos assistir a tudo isso de braços cruzados”, garante.
Jornal da Cidade
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.