Dom José Genivaldo Garcia, nasceu no município sergipano de Cumbe, em 24 de agosto de 1968. Foi ordenado presbítero em 8 de janeiro de 1994 pelo então arcebispo de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte.
José Genivaldo Garcia foi eleito pelo Papa Francisco, em 30 de novembro de 2022, como bispo diocesano de Estância-SE.
Foi ordenado bispo em 11 fevereiro de 2023 na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. A solenidade de ordenação aconteceu no Ginásio Constâncio Vieira, sob a presidência do arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa.
Aos 63 anos de criação, a Diocese de Estância acolheu, num sábado, 25 de fevereiro de 2022, o seu quinto bispo diocesano. Dom Genivaldo já está há 6 meses como Bispo de Estância. A posse canônica ocorreu às 17h, na Catedral Diocesana DE Nossa Senhora de Guadalupe. A Diocese estava vacante desde agosto de 2021.
Até a chegada de Dom Genivaldo, a administração diocesana ficou sob os cuidados do padre Humberto da Silva. Dom Giovanni Crippa, quarto bispo diocesano (2014-2021) foi nomeado bispo de Ilhéus-BA.
O ministério episcopal de Dom Genivaldo é guiado pelo lema “Ungido para ser profeta e pastor” (Is 61,1).
O território da Diocese de Estância reúne 27 paróquias, distribuídas em 16 municípios sergipanos: Estância, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Umbaúba.
Redação: Tribuna Cultural