A população católica sergipana, amanheceu consternada com a triste notícia do falecimento do Monsenhor José de Souza Santos, 93, ocorrido no começo da manhã desta sexta-feira, 16, no Hospital Primavera, em Aracaju.
A informação é que, o padre já idoso, estava bastante debilitado e se encontrava internado com o acompanhamento de alguns sacerdotes de Tobias Barreto e alguns leigos (cuidadores), e veio a falecer esta manhã, por volta das 10h.
O féretro e o sepultamento serão em Tobias Barreto, cidade onde residia. Antes haverá a celebração da Missa de Corpo Presente, a partir das 10h.
Para o bispo da Diocese de Estância, Dom José Genivaldo Garcia, o “Monsenhor Souza, foi um grande apóstolo da Arquidiocese de Aracaju e também da Diocese de Estância. Homem simples, piedoso, devoto do Coração de Jesus, sensível às vocações e dos sacerdotes, abnegado, um grande discípulo de Jesus e missionário de sua palavra. Monsenhor Souza trabalhou em várias paróquias de Aracaju e de Estância, entre elas, Itaporanga D’Ajuda, Ribeirópolis e Tobias Barreto. Ele teve a graça de falecer no Dia do Coração de Jesus, que é um dia muito especial (“o sacerdote é o amor do Coração de Jesus”). Ele que era um grande devoto do Coração de Jesus, e será sepultado no Dia do Imaculado Coração de Maria. Que Deus der a ele, a paz e o descanso eterno, e que ele no céu, interceda por todos nós sacerdotes, bispos, povo de Deus, que continuamos em marcha como Igreja peregrina.”
O bispo de Campina Grande/PB, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que já foi pároco de Estância, bastante sentido com o passamento do Monsenhor, disse: "Como membro da Diocese de Estância, a qual eu fiz parte no passado, eu tinha o Mons. Souza como um grande exemplo de vida e de pastor! Como meu confessor e diretor espiritual, o Monsenhor pôde desenvolver, comigo, um magnífico trabalho pessoal e espiritual. A graça de tê-lo próximo, como um bom pastor, foi uma das experiências mais significativas e, que eu desejo levar durante meu ministério Sacerdotal e Episcopal!"
DADOS SOBRE MONSENHOR SOUZA
Nascido em 27 de novembro de 1930, em Tobias Barreto/Se, Padre José, Padre Souza ou Monsenhor José de Souza, assim carinhosamente chamado, era a personificação da própria história do município de Tobias Barreto.
Durante sua trajetória de 63 anos de dedicação total à Igreja Católica, o maior líder religioso da região teve passagens, dentre outras, pela Filarmônica Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, dirigiu o Colégio Abelardo Barreto do Rosário, além de ter estimulado a construção e criação do Abrigo de Idosos Mariquinha Barreto.
O Monsenhor José de Souza Santos: um homem de Deus, o professor e escritor Roberto Bispo dos Santos descreve a biografia deste homem simples. O autor revela, entre outras curiosidades, que Padre Souza morou onde hoje está localizada a loja LME Fonseca. Também revela o gosto do então seminarista pelo futebol, quando chegou a participar de partidas trajado com batina. (Fonte: portalsergipe.ne)
“Um ser humano que exala humildade e amor. Esse é Monsenhor Souza, filho de Tobias Barreto e pároco da cidade por mais de 40 anos, que hoje completa 90 anos de idade e história junto à mudança na vida do nosso povo. Padre Souza, é um exemplo de ser humano que sempre lutou pelas causas sociais e pela vida dos mais pobres. Tive a honra de trabalhar ao lado dele por muito tempo, quando ele foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Imperatriz do Campos e eu membro do Cursilho de Cristandade. Todo o meu reconhecimento, gratidão e minhas homenagens.” (Dilson de Agripino – prefeito de Tobias Barreto).
Redação Tribuna Cultural