Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe aprovou o Projeto de Lei 209/2023, torna um Bem de Interesse Cultural de Sergipe a Festa de Nossa Senhora da Piedade, realizada no município de Lagarto. A proposta foi apresentada pela deputada Áurea Ribeiro (Republicanos).
Para a parlamentar, a festa é um elemento cultural de destaque em Sergipe. “A festividade promove a valorização das tradições culturais. O evento fomenta o turismo religioso local, reunindo milhares de pessoas dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia além outras regiões do Brasil, trazendo benefícios econômicos e culturais ao município”, justificou.
Realizada anualmente no dia 08 de setembro, a Festa da Piedade de Lagarto conta com inúmeras celebrações e ainda coloca uma multidão nas ruas da cidade. “Inclusive, o aspecto relevante do patrimônio artístico e religioso é a imagem da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade. Ela foi coroada canonicamente por ordem do Papa João Paulo II, havendo no Brasil apenas outras três coroadas de tal forma”, pontuou a deputada Áurea Ribeiro.
Fonte: Largartense.com.br