A escritora e presidente da Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA), Lúcia Marques, lançará o livro ‘Luzes de uma Caminhada’ em comemoração aos 40 anos de sua trajetória como pesquisadora. A solenidade será nesta quarta-feira, (26), às 17h, no Museu da Gente Sergipana, no Centro da capital sergipana.
“O livro Luzes de uma Caminhada vem coroar quatro décadas de pesquisas, de dedicação aos livros, à pesquisa historiográfica, sobre Maruim, a Educação e sobre o Meio Ambiente – que foi meu primeiro trabalho publicado em 1983 pela Universidade Federal de Pernambuco – É uma trajetória que me deixa muito honrada e, eu tinha que partilhar isso com os amigos e conterrâneos de Maruim, após ter publicado dezesseis trabalhos e, este décimo sétimo, puder contar como foram feitas essas pesquisas.
É um trabalho que serve de Testemunho a Deus, por tantas bênçãos, por tantas pessoas maravilhosas que cruzaram no meu caminho, em primeiro lugar minha família. O meu pai que me incentivou a estudar Maruim e, que mais tarde, me tornaria uma pesquisadora. Trago também, a satisfação do trabalho servir de estímulo para os estudantes e inspirar coragem de mostrar a realidade como ela é. É um trabalho que mostra com clareza toda a verdade, os fatos de uma menina pobre do interior, que não tinha livros em casa, mas tinha um amor imenso pela história do seu povo”, explicou a escritora Lúcia.
“É um projeto de vida! Culmino minha trajetória com as bênçãos de Deus e mostrando as pessoas que Deus colocou na minha vida que eu as chamo de anjos”, revelou Marques.
Outras obras
Perfil
Professora, bióloga e pesquisadora em história, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva desde cedo foi motivada pelo pai a olhar a terra natal com os olhos da alma e, mais tarde, o Estado de Sergipe, em parceria com o professor Jouberto Uchôa de Mendonça. Nasceu na cidade de Maruim em 7 de março de 1950. Filha de Julieta Marques Cruz e do barbeiro Adalberto Cruz, de quem herdou o gosto pela pesquisa historiográfica.
Serviço
Lançamento do livro ‘Luzes de uma Caminhada’ de Maria Lúcia Marques Cruz e Silva
Fonte: Lohan Muller/Assessoria de Comunicação
Infonet