noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

VENDEDORES AMBULANTES COBRAM DE VEREADORES E PREFEITURA DE ESTÂNCIA PRIORIDADE PARA VENDEREM NO FORRÓDROMO

Publicada em 26/04/23 às 11:31h - 111 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia VENDEDORES AMBULANTES COBRAM DE VEREADORES E PREFEITURA DE ESTÂNCIA PRIORIDADE PARA VENDEREM NO FORRÓDROMO  Compartilhar a noticia VENDEDORES AMBULANTES COBRAM DE VEREADORES E PREFEITURA DE ESTÂNCIA PRIORIDADE PARA VENDEREM NO FORRÓDROMO  Compartilhar a noticia VENDEDORES AMBULANTES COBRAM DE VEREADORES E PREFEITURA DE ESTÂNCIA PRIORIDADE PARA VENDEREM NO FORRÓDROMO

Link da Notícia:

VENDEDORES AMBULANTES COBRAM DE VEREADORES E PREFEITURA DE ESTÂNCIA PRIORIDADE PARA VENDEREM NO FORRÓDROMO
 (Foto: Divulgação)

Na tarde desta terça-feira, 25, os vendedores ambulantes lotaram a Câmara Municipal de Estância para reivindicar a prioridade dos associados nas vagas de distribuição para vendas no Forródromo. A sessão ocorreu normalmente com diversas falas dos vereadores à favor da Associação de Vendedores Ambulantes, ao término da sessão, o presidente Cristóvão Freire (MDB), convidou a presidente da associação Carmem Capeta e outros representantes para uma reunião na sala de reuniões com os parlamentares e o Secretário de Urbanismo, Renato Silva Júnior.

Inicialmente Carmem Capeta falou que a prioridade na lei é dos vendedores locais: “A gente não incomoda ninguém dessa Câmara mas queremos que essa lei que foi feita em 2015 seja cumprida. Todos os sócios cadastrados na associação sejam respeitados e possam vender no São João. Se o município abrir inscrição para todo mundo, então vai acabar a associação”, disse Carmem.

A presidente da associação disse ainda, que o carnaval foi péssimo e os vendedores já tiveram prejuízo e que não achava justo que a gestão do prefeito Gilson Andrade, fizesse um sorteio com vendedores antigos e vendedores novos. “Viemos de um carnaval que sinceramente, ali não foi carnaval… O maior prejuízo do mundo o carnaval foi um fracasso… Então chega agora no São João e isso acontece. Nós não queremos sorteio. Lili, a Secretária de Cultura nos recebeu super bem e explicou onde ficaria todos, apenas com mudança na parte de alimentação, devido a redução do espaço por causa das casinhas. Agora cadastrar gente de fora da associação é injusto. Renato quer fazer sorteio agora com novos cadastrados  e corre o risco de ser sorteado quem entrou agora e quem está a 20 anos ficar de fora. O forrodromo não tem espaço pra tanto vendedor”, finalizou Carmem.

A representante dos vendedores ambulantes na parte de alimentação, Aline falou que quem vende alimentação será muito prejudicada, já que não vai ter São João na Praça. ” Nós seremos muito prejudicados e é injusto pagarmos por uma situação porque a Praça não foi entregue , e a Vila no forrodromo é tudo, vendedor ambulantes e vendedores das casinhas eu acho uma falta de respeito com os associados, que o prefeito Gilson Andrade não tá tendo”.

O Secretário de Urbanismo rebateu prontamente às colocações de Carmem e Aline: “Primeiro que vocês estão sofrendo de véspera. Pra que a gente chegue a uma solução … Nós marcamos uma reunião na escola do comércio para realizar o melhor São João da cidade de Estância. A intenção do gestor é gerar emprego e renda pra o município com investimento de mais de 1 milhão na salva e o motivo é pra que os vendedores de estância possam usufruir do espaço público. A festa será de 30 dias no forrodromo, sendo 6 dias de grandes eventos no forrodromo.. nós estamos colocando mais dias, mais atrações para que os vendedores vendam mais”, disse Renato.

Renato disse ainda que foi perguntado informalmente pelo MP o porque de um evento público, em espaço público, somente um grupo de vendedores é beneficiado. “A Lei diz que por ser um espaço público não podemos restringir apenas a um grupo, a pessoa pode não querer se associar e mesmo assim ela tem o direito de vender”.

Em seguida Renato disse que a quantidade de vendedores vai depender do laudo do Corpo de Bombeiros. “Tudo que está no projeto e é encaminhado ao corpo de bombeiros eu tenho que seguir… Caso haja um número maior de interessados em vender os bombeiros é quem vai decidir. Não há obstáculos da minha parte para que todos vendam”.

O Vereador Evandro da Praia (PSOL), questionou: “Qual é a solução que o município tem pra que esses vendedores não sejam prejudicados. O município fez um cadastro extra?

“Nós nem sabemos ainda se vai ser preciso realizar o sorteio, vai depender, como disse anteriormente, do laudo do Corpo de Bombeiros, eles estão sofrendo de véspera”

Já o vereador Isaías Nego Bia (PSOL), questionou o prazo do Corpo de Bombeiros para dá o laudo e sobre boatos de que um distribuidor de bebidas teria se cadastrado para vender juntamente com os ambulantes. “Qual é o prazo para que os bombeiros deem o laudo? É verdade que dono de distribuidora se cadastrou?

Renato disse que o cadastro de bares é de responsabilidade da cultura, questionado novamente por Isaías se o cadastrado iria vender como bar ou distribuidor, o secretário jogou para a Secretaria de Cultura.

O vereador Artur perguntou a quantidade de associados e quantos cadastrados de fora da associação e o Secretário disse que essa informação somente depois que os Bombeiros dessem o laudo para poder saber quantas vagas serão sorteadas.

Fazendo uso da palavra Carmem Capeta respondeu que a associação tem hoje 107 sócios.

Renato rebateu que tem gente dentro da associação que também se associou agora. “Tem gente que se associou na associação agora também… É a mesma situação daqueles que se cadastraram na prefeitura”, disse Renato

O vereador Artur fez uma forte defesa dos vendedores Ambulantes, dizendo que a prefeitura deveria acomodar todos da associação e se sobrar realiza-se um sorteio das demais vagas com novatos e de fora.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Cristóvão Freire alertou: “O resultado de uma decisão vai atingir a todos pela decisão, lembrem-se disso”

A vendedora ambulante Patrícia, disse que a associação sempre passou a lista certinha e nunca teve problema. “Toda vez que fazemos a nossa festa nós temos a lista certinha para levar pra Renato. Mas, teve gente que não conseguiu fazer inscrição porque foi pra médico, estava em hospital e vai ficar de fora porque o prazo foi até ontem, aí vem gente de fora e  fica com a vaga”.

O Secretário de Governo Jorgivaldo Ramos de Oliveira, disse que a gestão está disposta para solucionar a questão, não vamos nos precipitar e disse que sempre foi à favor desde Ivan Leite que se utilizasse o Forródromo; “Eu sempre fui a favor de se utilizar aquele espaço, tem estacionamento, área disponível e a festa será maior já que serão 30 dias no Forródromo com 6 dias de festa grande, com mais atrações, logo os vendedores venderão mais. Nós temos que caminhar num diálogo”, finalizou.


Com informação do EntreNotícias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Jonas Andrade

16/05/2023 - 18:34:21

Gostaria muito de vender


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3326358
Usuários Online: 168
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!