O povo católico está gostando do novo bispo, Dom José Genivaldo Garcia. “Ele chegou, chegando!”, disse uma católica assídua. É verdade mesmo, se observa que Estância e toda Diocese estavam mesmo querendo um bispo que andasse com o povo e que não demorasse ou não deixasse de ir até a mais humilde comunidade ou capelinha, para poder celebrar uma missa. Foi isso que aconteceu, Dom Genivaldo Garcia, nas muitas localidades humildes que já esteve, uma delas foi a do bairro São Jorge, na qual já foi por lá, ao lado de padre Nivaldo Soares, e fez sua primeira pregação para aqueles fiéis.
O comentário na cidade de Estância, durante o momento das vias sacras que aconteceram nas comunidades locais, foi justamente a participação constante de Dom Genivaldo Garcia em todas as noites das vias sacras (Reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora). “O bispo não perdeu uma via sacra, esteve presente em todas elas”, disse um jovem católico.
A participação de Dom Genivaldo em todas as vias sacras que aconteceram em Estância, foi sem dúvida, de vital importância para a religiosidade católica local e povo católico gostou bastante ao ver a presença do bispo. “Ele tem a voz forte e prega muito bem”, falou uma senhora, que esteve participando de uma dessas vias sacras.
Na manhã de ontem, 2, a Igreja Católica celebrou Domingo de Ramos, o “bispo amigo da fé”, Dom Genivaldo Garcia, esteve ladeado dos padres Humberto Silva, Nivaldo Soares e Manoel Messias, participando do início da Semana Santa, quando de manhã cedo, por volta das 6h30, aconteceu uma procissão, com a presença dos católicos, que saiu da Igreja do Colégio Sagrado Coração de Jesus, com destino à Catedral Diocesana, e lá, o bispo celebrou a Santa Missa de Domingo de Ramos.
Perguntado via WhatsApp pela Tribuna Cultural sobre a importância do Domingo de Ramos, o bispo diocesano respondeu: “Hoje nós iniciamos a Semana Maior da fé cristã, onde somos chamados a subirmos com Jesus a Jerusalém, isto é participar dos momentos últimos da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus. Vamos participar com fé e piedade da Semana Santa, pedindo pela santificação da Igreja e conversão de todos nós pecadores”, finalizou.
Por Magno de Jesus
Tribuna Cultural