Um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe volta a ocorrer em São Cristóvão no dia 06 de abril. A Procissão do Fogaréu não era realizada desde 2019 em decorrência da pandemia da covid-19.
O evento é realizado de forma independente pelo grupo G12 (grupo formado por homens que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus), e deve contar com a participação de cerca de 250 homens. O início ocorre às 18h com uma missa celebrada na Igreja Nossa Sra. da Vitória, na Praça da Matriz.
Logo após, os fiéis percorrem as ruas do Centro Histórico em uma procissão iluminada por tochas (a iluminação pública será desligada durante a procissão nas vias previstas para a passagem do cortejo).
Durante o percurso, que vai passar pelas praças do Carmo e São Francisco, são encenados atos da Paixão de Cristo como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição a Cristo e a condenação de Jesus.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão que fornece apoio logístico, estrutura e divulgação. “A gestão dá um apoio muito importante. A SMTT vai nos ajudar, retirando os carros do percurso da procissão e a Prefeitura também colabora com a divulgação da festa”, pontuou Luís Carlos Freire, que trabalha há 45 anos na organização do evento.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos