Na segunda-feira, dia 3, a partir das 14h30, pais de autistas, familiares, estudantes, professores e a comunidade geruense estarão percorrendo as ruas da cidade de Tomar do Geru levando mensagens de conscientização sobre o autismo. A Caminhada de conscientização alusiva o Autismo está na sua 3° edição.
A vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas geruenses, Valdilene Reis de Oliveira fala que a caminhada é importante para chamar atenção da sociedade para que enxergue o autista, não como uma pessoa com deficiência, mas sim, como uma condição caracterizada pelo comprometimento na comunicação e interação, associado a padrões de comportamentos restritivos e repetitivos.
“A gente está caminhando muito bem, em Geru em relação a inclusão, rede de apoio com profissionais. No entanto, ainda assim, se faz necessário ações como essas porque a não aceitação dos autistas no meio familiar ainda é um entrave”, lembra.
Valdilene é mãe de Efraim 11 anos. Ela conta que o Autismo não tem “cara e se faz necessário mostrar que eles existem e, sobretudo que são capazes. “Até o nascimento de Efraim eu não entendia praticamente nada sobre autismo. Os sinais começaram aparecer quando ele ainda não tinha um ano de idade. Confesso que foi muito difícil. E ainda na primeira infância – com pouco mais três anos, levamos ele a médico especialistas e a partir de então, o diagnóstico foi exatamente o que já suspeitávamos, o Transtorno do Espectro Autista – TEA. A partir desse momento, minha vida mudou quanto pessoa, profissional, como mãe, esposa, mudou tudo”, conta.
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas Geruenses tem à frente um grupo de pais experientes que tem filhos autistas que já passaram por essas mesmas dificuldades e que atualmente oferecem esse suporte aos familiares.
Fonte: Assessoria de Imprensa