noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

ESTÂNCIA: SEM APOIO DO MUNICÍPIO CASAS DE FARINHA ESTÃO FECHADAS E ABANDONADAS

Publicada em 28/02/23 às 15:14h - 96 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia ESTÂNCIA: SEM APOIO DO MUNICÍPIO CASAS DE FARINHA ESTÃO FECHADAS E ABANDONADAS  Compartilhar a noticia ESTÂNCIA: SEM APOIO DO MUNICÍPIO CASAS DE FARINHA ESTÃO FECHADAS E ABANDONADAS  Compartilhar a noticia ESTÂNCIA: SEM APOIO DO MUNICÍPIO CASAS DE FARINHA ESTÃO FECHADAS E ABANDONADAS

Link da Notícia:

ESTÂNCIA: SEM APOIO DO MUNICÍPIO CASAS DE FARINHA ESTÃO FECHADAS E ABANDONADAS
Descaso na zona rural de Estância  (Foto: Divulgação)

Chega informação à redação da Tribuna Cultural, que a zona rural de Estância não anda bem, principalmente quando se fala no incentivo à plantação de mandioca por parte da Secretaria competente da prefeitura que não está existindo.

Antigamente Estância liderava na região sul, com o estimulo à agricultura da mandioca, quase todos os povoados do município plantavam essa planta que produz farinha, tanto para o consumo e como também para se vender.

Com esse grande olhar do administrador da época, a cidade, através da Fábrica Amido Glucose, criou o Festival da Mandioca, que durou muitos anos.

Plantadores da cidade e de toda região, além de várias partes do Estado, vendiam a mandioca à Amido Glucose e participavam do referido festival.

O que se ouve agora, é que a atual gestão não está incentivando o homem do campo para o plantio da mandioca e nem para a fabricação de farinha.

Há a informação, que as casas de farinha de diversos povoados como Araçás, Bela Vista, Rio Fundo III, Estancinha, Vertente e Entre Rios, não funcionam mais porque os maquinários estão quebrados e, segundo informação, não se tem apoio do município para consertá-los. As casas de farinha já se encontram depredadas nessas comunidades.

De acordo com informação, a casa de farinha da comunidade rural de Riachão do Teté só está funcionando porque os seus moradores se mobilizam e arcam com a manutenção dos equipamentos.

A farinha que a população de Estância consome hoje, vem das cidades de Itabaiana e lagarto.

Outra informação, é que a comunidade Muculamduba, era quem mais produzia beiju, hoje não existe mais porque não está acontecendo o incentivo para a plantação de mandioca na comunidade.

 

Redação Tribuna Cultural




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3354763
Usuários Online: 98
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!