Confecção de carteira de identidade; emissão de antecedentes criminais; confecção do ID Jovem; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); atualização cadastral do CadÚnico; testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C; consulta com médico clínico da Carreta do Homem e exames; emissão de carteira de trabalho digital; recrutamento e encaminhamento para vagas de trabalho e cadastramento de trabalhadores para cursos de qualificação profissional foram alguns dos serviços ofertados nesta segunda-feira, 27, por meio do ‘Sergipe é aqui’, realizado no município de Boquim, na região sul do estado. Ao todo, foram mais de cem ações e serviços ofertados na estreia da iniciativa do Governo de Sergipe, que concretiza a proposta do Governo Itinerante.
Lucicleide Alves, 33, levou as filhas Michele, 9, e Natália, 2, para retirar o primeiro documento de identidade das pequenas. “Elas ainda não tinham a identidade, é a primeira. Resolvi aproveitar a oportunidade, porque não é sempre que tenho tempo. Mas hoje foi bom, pois tinha essa ação aqui, que facilita muito. Foi ótimo, porque não precisei acordar tão cedo e quando se tem duas crianças é mais difícil”, disse a boquinense.
Elisiane Santos, 35, aproveitou a oportunidade para emitir a segunda via do seu Registro Geral (RG). “Foi bom para mim e para todos. Se não fosse aqui hoje, eu teria que ir em Aracaju e só iria bem depois, quando aparecesse um dinheiro. Aqui é bem melhor”, disse.
O operador de máquinas Edvânio Ribeiro, 34, se dirigiu ao Centro Administrativo de Boquim para renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e contou que se não fosse a ação do Governo Itinerante precisaria ir até Lagarto para emissão do documento “Está muito bom, se não fosse essa ação, teria que esperar e gastar muito para poder renovar, teria que ir até Lagarto. Mas aqui economizei tempo, dinheiro e o deslocamento. Tudo isso gasta muito!”, argumentou.
Segundo o professor Sérgio Freire, 53, a iniciativa facilitou o acesso a serviços médicos. “Estou aproveitando a oportunidade, pois é difícil a gente encontrar esses serviços com facilidade. Normalmente, a gente procura primeiro os agentes de saúde, há uma burocracia, o que demora, e aqui está sendo fácil pra rápido hoje. Vi o serviço da Carreta do Homem e aproveitei para fazer exames de HIV e sífilis, depois vou ver um pouco dos esportes. É muito importante essa ação, se não fosse ela, eu ia demorar para fazer esses exames. Mas como está aqui na cidade aproveitei”, disse.
Cuidado com a saúde
O autônomo Aloísio Santos, 55, elogiou o atendimento ‘Sergipe é aqui’. “Quero agradecer por essa atitude, que só teve aqui há uns seis anos. O atendimento aqui foi maravilhoso, o acolhimento, aferi a pressão, fiz teste de glicemia e vou ter uma consulta com o médico. Tenho histórico de diabetes, já estava conversando com o médico da Carreta do Homem e ele mandou vim fazer um teste rápido para verificar. Isso é muito importante, porque muitas vezes não é acessível. Além disso, eu também fiz a minha carteirinha de artesão”, enumerou o artesão.
A primeira edição do ‘Sergipe é aqui’ contou com a participação das secretarias de Estado da Assistência Social e Cidadania, Especial da Comunicação, da Educação e da Cultura, do Esporte e Lazer, da Saúde, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, da Saúde, do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, da Segurança Pública, Especial de Políticas para Mulheres, Especial do Trabalho, de Administração, da Agricultura, do Turismo, da Fazenda, da Justiça, do Meio Ambiente, Superintendência da Juventude, além do ITPS, Fapitec, Funcap, Procon, Sergas, entre outros órgãos. O Governo Itinerante contou, ainda, com apoio da Prefeitura de Boquim.
Para Joice Matos, 26, que está desempregada, foi uma oportunidade de atualizar seu Cadastro Único, que dá acesso a políticas públicas, como o Auxílio Brasil e programas do Governo do Estado. “No momento estou sem trabalhar e tenho uma filhinha, então vim aqui para fazer o cadastro e receber o Bolsa Família, ajudou muito”, contou a jovem.
Foto: Arthuro Paganini