Neste domingo, 1º dia de janeiro do ano novo, o Monsenhor José Genivaldo Garcia, que foi eleito pelo Papa Francisco, como Bispo da Diocese de Estância, convidado pelo radialista e jornalista, Magno de Jesus, falou pela segunda vez, com exclusividade, para o programa “A Esperança Faz a Banda Tocar”, da rádio Esperança FM, que é apresentado por esse comunicador.
Na manhã de ontem, via telefone, direto de Aracaju, de onde Genivaldo Garcia, ainda está sendo padre da Arquidiocese de Aracaju, ele informou sobre a sua Ordenação Episcopal, que vai acontecer, dia 11 de fevereiro, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, a partir das 14h.
Segundo Genivaldo Garcia, que no momento é o pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes, localizada na Atalaia, sua posse como Bispo Diocesano de Estância, será no dia 25 do próximo mês, na Catedral Diocesana.
Na sua participação na Rádio Esperança FM, o futuro Bispo de Estância, falou para centenas de ouvintes da região Sul do Estado.
Na oportunidade, o apresentador Magno de Jesus, retransmitiu os votos de um Feliz Ano Novo do Dr. Ivan Leite e da professora Adriana Leite ao Monsenhor Garcia.
HISTÓRICO
Dom José Genivaldo Garcia nasceu em 24 de agosto de 1968 em Cumbe (SE). Estudou o ensino médio no seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju, de 1984 a 1986. Frequentou a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena (1987-1989) e o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima em Brasília (1990-1993). Sucessivamente especializou-se em Didática e Metodologia na Faculdade São Luiz de França, em Aracaju. É bacharel em Teologia, pela Faculdade Católica de Anápolis (GO). Foi ordenado sacerdote em 8 de janeiro de 1994.
José Genivaldo Garcia, exerceu seu ministério sacerdotal como pároco nas paróquias São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, em Aracaju; na paróquia São Marcos Evangelista, no conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro; na paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Jardins, em Aracaju. Atualmente é pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes, localizada no bairro Atalaia, em Aracaju, desde o dia 18 de janeiro de 2018.
Possui Pós-Graduação “Latu Sensu” em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela faculdade São Luís de França (2010); Pós-Graduação em Ética e Filosofia, pela faculdade Católica de Anápolis (GO) (2014) e pós-graduação em Ciências da Religião, pela faculdade do Planalto Central (FAPLAC), de Formosa (GO) – 2018. Foi diretor acadêmico do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus. Vice-reitor, diretor espiritual e diretor acadêmico, por mais de vinte anos do seminário maior Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente ministra as disciplinas História da Filosofia e Homilética.
Da Redação Tribuna Cultural