O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) realizou na noite desta segunda-feira, 19, a diplomação do governador, senador, além de deputados estaduais e federais eleitos em Sergipe. A cerimônia ocorreu no Teatro Tobias Barreto. Diversos eleitores foram ovacionados no momento em que foram convocados para receber o documento expedido pela Justiça Eleitoral.
O governador eleito, Fábio Mitidieri, do PSD, falou sobre a responsabilidade a partir de janeiro e reiterou o compromisso firmado em campanha de gerar emprego, renda e combater a fome no estado. “Hoje, iniciamos um novo tempo na política sergipana com a diplomação de uma nova geração para o executivo e o legislativo. Sinto-me honrado pela confiança de meu povo e ainda mais disposto a trabalhar pelo avanço de Sergipe. O TRE certifica a escolha nas urnas e eu e Zezinho reafirmamos nosso compromisso com a geração de emprego, de renda, com o combate à fome e com a descentralização dos serviços de saúde. Todo nosso plano de Governo está baseado nessas premissas e trabalharemos diuturnamente para atender os sergipanos”, declarou.
O senador Laércio Oliveira (PP) também falou sobre o compromisso com o desenvolvimento de Sergipe. “Vamos trabalhar para que Sergipe recupere seus indicadores e a pujança da década de 70. Fazer com que esse estado seja um canteiro de obras, não só pela ação do nosso governador Fábio Mitidieri, mas por uma política conjunta, coletiva da bancada estadual e da bancada federal”, disse.
Linda Brasil, que assumirá seu primeiro mandato como deputada estadual, destacou que a sua diplomação reflete a importância da representatividade no espaço de poder. “Isso mostra o quanto é importante lutarmos pelos nossos direitos e pela ocupação de espaços do poder que sempre nos foram negados. É uma responsabilidade e um desafio muito grande, mas também o respaldo da nossa atuação em Aracaju como vereadora”.
A deputada eleita ressaltou que dará continuidade ao trabalho já desenvolvido em Aracaju a favor da luta dos direitos humanos, porém, a partir de agora, no âmbito estadual. “É um trabalho que engloba os direitos das pessoas que vivem em situação vulnerabilidade, a exemplos dos negros, das mulheres, da população LGBT, das comunidades tradicionais e da classe trabalhadora. A defesa do meio ambiente e o desenvolvimento da educação também estão na pauta, pois acreditamos em uma educação que seja transformadora, libertadora e desperte o senso crítico dos estudantes e da população em geral”.
Eleita com mais de 37 mil votos, a médica Lidiane Lucena (Republicanos) também iniciará seu primeiro mandato de deputada estadual. Ela afirmou que é defensora de uma saúde de qualidade e de um estado mais inclusivo e destacou que o seu mandato será pautado no diálogo. “A inclusão não é uma bandeira política, é a bandeira da minha vida. Incluir é a minha função como ser humano e como mãe. A inclusão, a saúde e educação de qualidade andam de mãos dadas. Não há como fazer um sem fazer o outro. Mas, hoje, minha principal pauta é a vida dos sergipanos. Hoje eu me torno deputada de todos e estou aberta às demandas e ao diálogo para que juntos possamos fazer nosso estado avançar”.
Diploma
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral habilita as eleitas e os eleitos a tomarem posse do cargo. Constam no Diploma o nome da(o) diplomada(o), o cargo para o qual foi eleita(o), o número de votos recebidos, o partido/federação/coligação pelo qual concorreu, código validador, bem como a data do pleito. O documento é chancelado pelo presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, e pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, conferindo ao documento a autenticidade.
Por Verlane Estácio com informações das assessorias parlamentares
Infonet