A administração do prefeito Gilson Andrade e André Graça, não se preocupa com a saúde da população estanciana. Mesmo o gestor sendo médico e conhecedor das doenças, porém, lamentavelmente, não tem dado a devida prioridade a esta demanda.
A cidade de Estância, ultimamente tem recibo a construção de mine praças, como foi inaugurada recentemente uma pracinha na entrada do Conjunto Habitacional Antônio Carlos Valadares, mas a administração tem largado de mão, desde que assumiu o comando da prefeitura, a situação de tantos esgotos domésticos que correm vergonhosamente a céu aberto nos bairros deste município. Onde está a administração municipal de Estância?
Os sabedores desta situação, são os próprios moradores e quem costuma andar pelos bairros. Dificilmente se ouve uma Câmara de Vereadores debater sobre este assunto e cobrar do prefeito a resolução desse problema ambiental que prejudica a saúde pública e ao mesmo tempo maculada a imagem da cidade.
O “prefeito rojão”, como é conhecido Gilson Andrade, está “caindo das pernas”, pois nem dos esgotos ele e sua equipe, tem competência para resolver e tirar e salvar a população do perigo que causam os esgotos a céu aberto.
Há mais de dois anos, um esgoto doméstico, que era pequeno, e agora ganhou nova dimensão (até porque as águas empoçadas contribuíram para tal), tem tirado o sossego dos moradores das ruas Tenente Ferreira de Oliveira e Senhorzinho Libório, localizadas no bairro São Jorge.
Durante esse tempo, a equipe de obras do atual gestor, já esteve por lá algumas vezes, contudo, não teve habilidade de solucionar essa situação.
O que se enxerga nessas artérias, é um grande e fétido esgoto doméstico, que parece que não tem mais jeito aos olhos da gestão. Um prefeito, que vem se preocupando mais com a eleição do seu sucessor a resolver os serviços básicos da cidade.
O que é um esgoto a céu aberto?
Resultado de imagem para ESGOTOS A CÉU ABERTO
Esse tipo de instalação, geralmente feito de alvenaria, afasta os resíduos da casa e realiza um tratamento simples por meio de processos químicos e físicos, reduzindo o impacto ambiental causado pelo esgoto.
Quais os problemas do esgoto a céu aberto?
Esses esgotos podem transmitir doenças de diversas formas, principalmente com o contato da pele com a água suja além de moscas que pousam nesses locais e depois pousam em alimentos nas casas. O contato com o esgoto pode causar doenças como hepatite A, cólera, febre tifoide, diarreia aguda, entre outras.
Quais são os 3 tipos de esgotos?
TIPOS DE ESGOTO (Gerados nas cidades) podem ser: Esgoto Doméstico. Esgoto Pluvial. Esgoto Industrial.
O que o esgoto pode causar?
Ao chegar nos rios, o esgoto altera toda a composição química da água, impactando diretamente a vida aquática. Isso acontece porque o acúmulo de matéria orgânica propicia o surgimento de micro-organismos que diminuem a quantidade de oxigênio na água, comprometendo diretamente a vida aquática e a qualidade dessa água.
Quem é responsável pelo saneamento básico de uma cidade?
Segundo o pacto federativo vigente, o saneamento básico é de responsabilidade local, e é por esta razão que a maioria dos contratos celebrados no Brasil são de caráter municipal.
Redação Tribuna Cultural