A marcação de ficha, para consulta médica em Estância, teve um tempo, que as pessoas tinham que dormir na frente do posto médico para conseguir pegar uma ficha. Isso já tinha parado.
Esta semana, uma mulher, que não quis se identificar, enviou um áudio para a Redação da Tribuna Cultural, reclamando, que as pessoas, inclusive ela, estão saindo de casa, de madrugada, para conseguir pegar uma ficha médica na Unidade de Saúde Raimundo Good Lima, localizada no bairro São Jorge, mas não estão conseguindo porque a quantidade de ficha é muito pouca.
Segundo essa mesma senhora, disse que uma mulher saiu chorando porque não conseguiu uma ficha para receitar o marido. “As pessoas estão vindo duas e três da manhã para esse posto, arriscando a vida para conseguir marcar uma consulta médica e não conseguem”, disse.
SECOM RESPONDE
O secretário adjunto da SECOM, Genilson Máximo, explicou que a Unidade de Saúde Raimundo Good Lima possui duas equipes de Saúde da Família, a equipe 3, que atende a população do bairro Porto D'Areia e a equipe 4, que atende a população dos bairros São Jorge e Botequim. “Essas áreas possuem médico de saúde da família e enfermeiros. Além do atendimento regular do Programa Saúde da Família, na unidade 3 médicos dão suporte com o atendimento ambulatorial. Esse atendimento é realizado as quartas-feiras, pela manhã e tarde, e também na quinta a tarde. Para melhor organização do fluxo de trabalho, as consultas de ambulatório são agendadas às terças-feiras, voltadas para os pacientes que não conseguem atendimento com o profissional de sua área. Ressaltamos que a Unidade não orienta que os pacientes cheguem ainda de madrugada para fazer o agendamento. Infelizmente, esse é um hábito da população. Por fim, esclarecemos que a Unidade funciona a partir das 7h00, sendo que antes mesmo desse horário, ela é aberta para atender a nossa população”.
Redação TC