A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, realiza, na próxima quarta-feira, dia 26, o 2° Recital de Poesia, com a participação de poetas sergipanos e amantes da poesia, como forma de homenageá-los pelo dia dedicado a eles, celebrado na última quinta-feira, 20.
A ação já faz parte do calendário de atividades da biblioteca, que é gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e tem o objetivo de incentivar e despertar o interesse pela leitura, pela escrita e publicação de poesias, aumentando ainda mais o leque de grandes escritores sergipanos, que seja no cordel, no repente ou na poesia escrita.
Entre os poetas homenageados que estarão presentes nesta segunda edição do Recital de Poesia estão Izabel Melo, pedagoga, poetisa e cordelista que, com apenas 7 anos, começou a escrever seus primeiros versos e, aos 13 anos, o primeiro folheto, Um falso amor (1993), que foi publicado em 2004.
Outro convidado é Jaci Farias, poeta, cordelista e declamador que, em Aracaju, participa do grupo de teatro Luz e Arte e do grupo Balaio de Poesias. Em Nossa Senhora do Socorro é membro da Academia de Letras Socorrense, ocupando a cadeira de nº 7.
Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, essa data traz à memória grandes poetas sergipanos, desde os mais clássicos, como Santo Souza, ou mais atuais, os falecidos Araripe Coutinho e Ilma Fontes.
“Sergipe é pródigo em grandes poetas. Uma das principais vias de Aracaju, a avenida Hermes Fontes, por exemplo, homenageia um dos grandes poetas sergipanos, letrista de sucesso e reconhecido nacionalmente. Essa iniciativa da Funcaju se torna ainda mais especial em razão do momento que vivemos, marcado por tantos ódios e dissabores. Só a poesia salva”, ressalta Luciano.
Infonet