Na cidade de Estância, que é administrada pelo médico, Gilson Andrade, quando se fala em medicamento para se conseguir pela Farmácia Base, está sendo uma “charada”, porque segundo informação, está faltando no local.
Esta semana, o vereador conhecido por Nego Bia (PSOL), que também é Agente de Saúde, denunciou nos meios de comunicação locais, que pessoas necessitadas, não estão conseguindo adquirir seus medicamentos pela prefeitura local.
Nesta manhã de sexta-feira, 21, a reportagem da Tribuna Cultural esteve na residência do casal, Bonifácio Santos (63 anos) e Terezinha de Jesus (50 anos), residentes na Avenida Lourival Baptista, ambos estão com dificuldade, tanto para conseguir medicamento na Farmácia Base, que funciona no prédio do antigo SESP e também para marcar consulta médica, urgente, no Posto de Saúde do bairro São Jorge.
Bonifácio, que é diabético, contou que já esteve por duas vezes, para marcar uma consulta com o profissional de saúde, que atende na Unidade de Saúde do bairro São Jorge, mas não conseguiu ainda. “Eu fui pela primeira vez, mais ou menos há trinta dias, e me disseram que a médica estava participando de um curso, e depois de um tempo, eu voltei lá e me informaram que essa mesma médica estava de férias, então até hoje eu estou sem me consultar”, disse.
Na Farmácia Base, esse mesmo senhor esteve ontem (20), para pegar uns medicamentos destinados ao tratamento de diabetes, por nome de Glibenclamida, por sua sorte, este existia na FB. Mas o de nome Metformina, que também serve para o tratamento de diabetes tipo 2, segundo Bonifácio, não possui na Farmácia Base.
Quanto ao caso de dona Terezinha de Jesus, que mais grave, ela sofre de audição, possui um mioma e precisa passar por uma mamografia urgente. Segundo Terezinha, o médico que ela se consultou, passou uns exames para serem feitos urgentemente.
Terezinha disse que há mais de um mês, procurou a Unidade de Saúde, também do bairro São Jorge, para marcar. “Eu já passei por uma médica, já fiz uns exames, mas ela me pediu que eu fizesse novamente os exames porque o meu problema é sério. Eu estou com três nódulos no seio, tenho mioma e a médica pediu que eu retornasse lá novamente, só que eu levei esses exames para marcar e só recebi só os de sangue, quanto aos outros, para fazer um ultrassom mamária e ultrassom vaginal, até agora não fiz”, destacou Terezinha.
Dona Terezinha informou ainda, que sente dores nos seios, que o médico pediu urgência, e que está aguardando a moça do Posto Médico lhe ligar, para ela fazer esses exames e consequentemente levar imediatamente para o médico analisar o seu problema de saúde.
A Tribuna Cultural está á disposição para divulgar a versão da Secretaria Municipal de Saúde de Estância sobre o caso desse casal.
Redação TC