A semana começou bastante movimentada no Centro Administrativo de Nossa Senhora do Socorro. Somente pela manhã desta segunda-feira, 17, duas importantes reuniões foram realizadas: a primeira, com representantes da cooperativa COOPBIO, e a outra com o diretor comercial da Construtora Delta, Nik Gomes. Ambas ocorreram para discutir a instalação de empresas no município.
Atualmente instalada no município de São Cristóvão, a COOPBIO, cooperativa de recolhimento de coco, manifestou interesse em se instalar no município pelos índices de crescimento e expansão apresentados por Socorro, além da facilidade logística. “Nós nos conhecemos na ExpoPesca, por isso a importância da Prefeitura nesses eventos, para trazer justamente essas parcerias para o município. A vinda da cooperativa vai ajudar a resolver uma questão ambiental, que é o descarte irregular do coco”, disse o secretário de Agricultura, David Fernandes.
Para a concretização desse objetivo, os representantes buscaram o município para verificar os trâmites legais necessários para o estabelecimento. “Por estar dentro da grande Aracaju, Socorro é um local de extrema viabilidade para que o nosso projeto seja escoado para todo o Estado. O coco é um produto que tem uma demanda muito grande e Socorro também vai ser contemplada com esse serviço de recolhimento”, explicou o cooperado, Robismar Wilson. A reunião também contou com a participação do secretário Luiz Carlos Monteiro (Indústria e Comércio), que explicou como funciona o processo para instalação, e do presidente da cooperativa, Márcio Franco, que demonstrou satisfação no primeiro contato.
Segunda reunião
Em seguida, o prefeito Padre Inaldo recebeu o diretor-presidente da Codise, José Matos, o vereador Francisco Carlos, o empresário Valber Nobre e o diretor comercial, Nik Matos, para tratar sobre a construção e instalação da fábrica de EPS (isopor), uma inovação para a indústria e construção sergipana. “Como gestor, fico muito feliz ao receber empresários porque mostra que Socorro tem caminhado pela estrada correta. Além disso, quem também ganha é o nosso povo, com a geração de emprego e renda”, disse o prefeito Padre Inaldo.
A ideia do gerente comercial da Construtora Delta, Nik Gomes, é que a fábrica produza EPS, especialmente para a construção de imóveis. “Não existe nenhuma fábrica de EPS aqui no Estado, ou seja, tudo que é de isopor tem que pegar fora. Vimos uma oportunidade de crescimento nessa área, principalmente no ramo da construção. A reunião foi bem produtiva, debatemos algumas ideias e pelo que vi creio que dará certo, se Deus quiser”, disse.
Durante a reunião, o diretor-presidente da Codise, José Matos, se comprometeu em apoiar e contribuir com os processos legais para a instalação da fábrica. E ainda reforçou a parceria com a Prefeitura. “Essa construção a quatro mãos é uma solução para poder trazer empreendimentos industriais aqui para Socorro. A gente tem um apoio irrestrito da Prefeitura e só reforça a parceria do Estado.”
Presente nas duas reuniões, o secretário de Indústria e Comércio, Luiz Carlos Monteiro, garantiu que a gestão municipal continuará mantendo o diálogo com as empresas e dando todo o suporte necessário para a concretização da instalação, tanto da cooperativa como da fábrica. “As empresas trazem um impacto social muito grande porque Socorro tem a felicidade de ter um distrito multissetorial, a gente atende praticamente todos os segmentos. A gestão municipal continuará trabalhando para que novas empresas venham para o município e cresçam”, concluiu.
Fonte e foto assessoria
Faxaju