noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

CINCO MUNICÍPIOS SERGIPANOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Segundo informações da Defesa Civil Estadual, decretos finalizam em outubro

Publicada em 24/09/22 às 17:04h - 95 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia CINCO MUNICÍPIOS SERGIPANOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA  Compartilhar a noticia CINCO MUNICÍPIOS SERGIPANOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA  Compartilhar a noticia CINCO MUNICÍPIOS SERGIPANOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Link da Notícia:

CINCO MUNICÍPIOS SERGIPANOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
 (Foto: Divulgação)

Após um dos invernos mais frios e chuvosos dos últimos tempos, Sergipe agora se prepara para receber uma primavera com temperaturas mais elevadas, que trará de volta o calor e o céu aberto específico da estação. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, apesar da primavera ser uma estação pouco chuvosa, haverá possibilidade de chuva, com não grande estiagem, podendo ocorrer trovoada. Com o passar dos dias, as temperaturas vão se elevando gradativamente e deverão atingir o máximo no mês de dezembro, oscilando entre 32°C a 34°C, podendo chegar acima de 36°C nas regiões do Alto Sertão. Como após a primavera vem a chegada do verão, que intensifica ainda mais o clima seco, os municípios interioranos propícios à estiagem prolongada já podem dar sinais de que o seu território entrará em situação de seca, necessitando da ajuda governamental para lidar com o período.

Após a virada de estação ocorrida na noite desta quinta-feira, 22, o JORNAL DA CIDADE contatou a Defesa Civil Estadual para questionar se há localidades indicando a mudança climática, afetando sua capacidade de reposição da água em seu solo. Segundo a Superintendência Estadual de Defesa Civil (Supdec), no momento, apenas cinco municípios sergipanos estão em situação de emergência: Porto da Folha, Tobias Barreto, Monte Alegre, Carira e Poço Redondo. No entanto, os decretos dessas cidades expiram agora no mês de outubro, já que datam desde abril e a validade é de 180 dias.

Critérios
Para decretar a emergência, os municípios devem cumprir critérios estabelecidos na portaria nº 260 do Ministério do Desenvolvimento Regional. “Para que um município decrete, é preciso que ele tenha indicação de, pelo menos, seca fraca no Monitor das Secas. Outra coisa que o município precisa comprovar é a existência de prejuízos econômicos decorrentes da seca, sejam eles públicos – como a necessidade de investimento em Operação Pipa –, ou privados – prejuízos agropecuários que tenham obrigatoriamente relação com a seca.

Então os municípios nos enviam toda a documentação comprobatória e a gente avalia. Caso eles preencham os critérios, o Governo do Estado homologa a situação de emergência e encaminha para reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Somente com esse reconhecimento nacional é que os municípios ficam aptos a receber importante ajuda humanitária, que é a Operação Pipa do Exército”, explica o superintendente da Defesa Civil Estadual, cel. Luciano Queiroz.

O coronel também destaca que, até o final de agosto, o Monitor das Secas indicou que apenas Tobias Barreto e Poço Verde estavam com seca fraca. “Portanto, somente esses dois municípios, hoje, poderiam redecretar, caso preenchessem os demais critérios. A avaliação que fazemos é que tivemos um inverno satisfatório e também atípico, porque via de regra os municípios buscam redecretar no mês de agosto e, até agora, não houve nenhum encaminhamento nesse sentido”, esclarece.

Previsão fim de semana
O fim de semana em todo o Estado será de céu aberto, com temperaturas mais elevadas. A sexta-feira iniciou com tempo firme e sensação térmica mais elevada, e deve manter o mesmo clima até a próxima segunda-feira, 26. No sábado, 24, a madrugada será nublada, com o dia e noite apenas parcialmente nublado, podendo ocorrer chuvas rápidas e isoladas, mas em baixo volume. Os termômetros registram mínimas de 22,1°C e máximas de 28,7°C no litoral e entre 19,7°C e 30,5°C no interior.

Já o domingo, 25, contará com chuvas leves durante a madrugada no Território do Agreste Central e tempo nublado nos outros sete. Ao amanhecer, há possibilidade de precipitações leves nos Territórios Centro-Sul e Sul Sergipanos e tempo parcialmente nublado nos demais. A tarde será de céu aberto, com a noite parcialmente nublada, em todo o Estado. As temperaturas mínimas serão de 23,8°C no litoral e 19°C no interior, já as máximas ficam em torno de 28,6°C, e 28,9°C.

Na segunda-feira, 26, o tempo será parcialmente nublado pela manhã, tarde e noite em todos os territórios sergipanos. As temperaturas variam de 23,3°C a 28,4°C no litoral e entre 18,8°C e 29°C no interior.

|Por Thaís Félix

*Com supervisão de Nayana Araujo

JC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3403368
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!