noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

DEOCLÉCIO VIEIRA DA SILVA: ÉTICA E BONDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE SERGIPE

Publicada em 23/08/22 às 16:10h - 128 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia DEOCLÉCIO VIEIRA DA SILVA:  ÉTICA E BONDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE SERGIPE  Compartilhar a noticia DEOCLÉCIO VIEIRA DA SILVA:  ÉTICA E BONDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE SERGIPE  Compartilhar a noticia DEOCLÉCIO VIEIRA DA SILVA:  ÉTICA E BONDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE SERGIPE

Link da Notícia:

DEOCLÉCIO VIEIRA DA SILVA:  ÉTICA E BONDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE SERGIPE
 (Foto: Divulgação)
“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”.
/// Confúcio 

Eis um homem em que todas as homenagens que se fizer ainda serão ínfimas perante à sua manifesta grandiosidade. Na história recente sergipana são raros os casos de pessoas que se destacaram com tanta lídima sobranceria como é o caso de Dr. Deoclécio. 

Natural de São Cristóvão, soube se deleitar entre as fascinantes sinuosidades da meninice convulsa e agitada. Atento aos ensinamentos familiares, soube ser obstinado no que tange aos designíos da ética, honestidade e retilíneo caráter. 

Todos esses predicados da sua afável personalidade, levou consigo ao ingressar no Ministério do Trabalho donde permaneceu por mais de duas décadas. Ao longo do tempo soube cultivar amizades influentes, dentre às quais destaca-se a do renomado jurista Dr. Carlos Ayres de Brito que foi o responsável por trazê-lo à esfera estatal no ano de 1976. 

Dois anos após, em 1978, Deoclécio passa em concurso e assume o cargo de assistente jurídico bem como desempenha com airosa diplomacia a Procuradoria do Estado. Nesse concitador entremeio foi atuante assessor de inúmeros governadores, isso até mais ou menos o mês de fevereiro do ano 2007. 

Na referida estação ingressa na Assembleia Legislativa por prestimoso convite do então Presidente da Casa na época verificada, o atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Dr. Ulices Andrade que observou nele um genuíno mirante de sabedoria. 

A partir de então, Dr. Deoclécio acumula mais de seis décadas de diversos serviços públicos prestados a sociedade sergipana. É fundamental dizer que o crivo e formulação das leis locais sempre passaram pela sua aguda inteligência, e nas últimas quatro décadas nenhuma delas passaram desapercebidas por seu senso de astúcia e contumaz diligência. 

Nesses desenvoltos tempos, o hodierno Secretário-Geral da Mesa Diretora da Alese se realça pelo seu espírito companheiro, de ajudar o próximo e pela mansuetude do coração. Segundo alguns relatos colhidos de pessoas bastante emocionadas, Dr. Deoclécio é daqueles seres humanos que estão sempre dispostos a colaborar e ensinar com a paciência que lhe é intrínseca. 

Ademais, foi hábil Secretário de Governo por várias ocasiões, acintoso revisor de atos e exímio assessor do Presidente da Assembleia em suas devidas prerrogativas no que concerne à chefia do Poder Legislativo. 

Figura versátil que além de compreender tudo referente aos meandros dos interstícios legislativos, sabe como ninguém ser completamente devotado ao seio familiar. Quem confirma isso são seus maravilhosos filhos: o médico Dr. Marcos Aurélio, o cirurgião-dentista Dr. Márcio Augusto e a dedicada jornalista Bianca Natália que se deleitam por ter um pai tão leal e de presença constante. Não é algo corriqueiro de se observar quem consiga coadunar vasta sabedoria com cintilante simplicidade e isso Dr. Deoclécio faz de maneira paradigmática. 

Portanto, quem possuiu ou tem a honra de trabalhar com ele de pertinho, afirma que todo dia é um aprendizado, pois se caracteriza como uma fonte inesgotável de conhecimentos acumulados por vivências práticas. Enciclopédico, parcimonioso, sagaz e tomado por arrojado discernimento são algumas das qualidades que saltam aos olhos quando se estuda a trajetória de Dr. Deoclécio Vieira da Silva, esse patrimônio que merece todo reconhecimento pela comunidade sergipana, pois na esfera pública seres humanos assim devem ser exaltados de forma consecutiva. 

¹ Texto escrito por Igor Salmeron, Sociólogo - Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGS-UFS), servidor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, faz parte do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP-UFS). Membro vinculado à Academia Literocultural de Sergipe (ALCS) e ao Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL). E-mail para contato: igorsalmeron_1993@hotmail.com



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3332053
Usuários Online: 635
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!