QUALIDADE DA ÁGUA DOS MUNICÍPIOS DO BAIXO SÃO FRANCISCO É FISCALIZADA PELA FUNASA
A ação já está na 6ª etapa e acontece na região do Baixo São Francisco Sergipano, desde o dia 1° de agosto.
Publicada em 15/08/22 às 14:33h - 99 visualizações
Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Divulgação)
Com a missão de diagnosticar os danos naturais na região do “Velho Chico”, e adotar medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores dos danos ambientais, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mais uma vez está presente na Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI/ SE). A ação já está na 6ª etapa e acontece na região do Baixo São Francisco Sergipano, desde o dia 1° de agosto.
Na FPI, a Funasa é responsável pelo diagnóstico da coleta e análise da água que abastece a população dos municípios do Baixo São Francisco, que é realizada por meio da Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água, operada por técnicos e colaboradores do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa em Sergipe, sob coordenação de Gicelma Teixeira. Para isso, são realizadas coletas de amostras da água que abastecem as cidades “alvos” das operações, incluindo prédios públicos, residências, escolas e hospitais. “Coletadas as amostras da água, procedemos à análise dos aspectos físico-químicos e microbiológicos, que indicará se a água servida à população da região atende critérios da Portaria MS nº 888, definindo o padrão de potabilidade da água para consumo humano”, explicou a farmacêutica bioquímica Dayana Santana, que atua no laboratório móvel da Funasa, com a colaboração do químico industrial, Augusto de Almeida, do Lacen/SE.
O laboratório móvel da Funasa, de média complexidade, permite o resultado dos principais parâmetros da água: cor, turbidez, cloro, PH, coliformes totais e escherichia coli, em até 24h, sendo o resultado do cloro residual livre fornecido de imediato, na atuação em campo. “Isso nos possibilita adotar intervenções e ações corretivas que sejam necessárias para a melhoria da qualidade da água, dentro do prazo da FPI”, ressaltou Alexandre Bueno, coordenador da equipe Saneamento, da qual a Funasa faz parte.
O resultado da qualidade da água dos municípios do Baixo São Francisco sergipano será apresentado no encerramento da FPI, em audiência pública. A Funasa é uma das 42 instituições que integram a Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, que em sua 6ª edição atua em 10 equipes com as seguintes missões: Abate; Saneamento; Fauna; Aquática; Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais; Gestão Ambiental; Flora; Agrotóxicos; Mineração; Aquicultura.
Jornal da Cidade
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.