Uma gincana realizada pelos docentes e discentes do laboratório morfofuncional do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto resultou em 5,6 toneladas de alimentos doados para moradores de Lagarto em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de instituições como o Asilo Santo Antônio e a APAE – Lagarto. A atividade foi realizada enquanto os alunos estavam cursando o módulo “metabolismo”, do primeiro ciclo (no qual os alunos de todos os cursos fazem aulas juntos).
Os discentes foram divididos em quatro equipes, responsáveis pela arrecadação e organização dos alimentos não perecíveis. A gincana foi realizada no sábado, 23 de julho, e as entregas foram realizadas na terça, 26, na quarta-feira, 27. A distribuição foi realizada na Comunidade Onze Casas, nos povoados Brasília e Gameleiro, localizados em Lagarto, e no Distrito Colônia Treze.
A entrega contou com a articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do cadastramento de moradores em situações de vulnerabilidade socioeconômica. Uma delas foi Maria Patrícia Santos, que tem passado por dias mais difíceis depois de sofrer um acidente. “Antes, eu trabalhava em ‘casa de família’, mas agora depois do acidente ficou tudo mais difícil. Eu estava mesmo precisando muito disso aqui, vai me ajudar bastante”, observa.
A ação também foi importante para os discentes. Isadora Cunha, do curso de Odontologia, acredita que a gincana foi excelente não apenas para os moradores, mas também para os alunos. “A gente vai ganhar muito com isso. E eu falo não só de nota, resultados, mas também de saber que a gente está ajudando quem precisa. Foi uma ação que mobilizou todo mundo e eu achei isso muito bom”, pontua.
Por isso, o docente Tiago Costa acredita que o evento superou as expectativas. “A nossa expectativa foi muito superada. Pensávamos que iríamos arrecadar cerca de 250 kg de alimentos, mas os alunos nos surpreenderam e conseguiram alcançar 5,6t”, observa.
A equipe de docentes responsável pela gincana era composta, por mais quatro docentes do DESL: além do professor Tiago, Aline Martins, Daniela Raguer, Giulianna Borges e Luciana Valente.
Fonte: UFS