noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

RIACHÃO DO DANTAS DEVE REALIZAR PRIMEIRO FESTIVAL DE INVERNO DE SERGIPE

Publicada em 07/07/22 às 14:29h - 167 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia RIACHÃO DO DANTAS DEVE REALIZAR PRIMEIRO FESTIVAL DE INVERNO DE SERGIPE  Compartilhar a noticia RIACHÃO DO DANTAS DEVE REALIZAR PRIMEIRO FESTIVAL DE INVERNO DE SERGIPE  Compartilhar a noticia RIACHÃO DO DANTAS DEVE REALIZAR PRIMEIRO FESTIVAL DE INVERNO DE SERGIPE

Link da Notícia:

RIACHÃO DO DANTAS DEVE REALIZAR PRIMEIRO FESTIVAL DE INVERNO DE SERGIPE
 (Foto: Divulgação)

Uma reunião prevista para acontecer nesta quinta-feira (7), entre a prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, a Simone de Dona Raimunda, e o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, deve confirmar a realização do primeiro festival de inverno de Sergipe, o “Festival de Inverno de Palmares”. O povoado escolhido fica no ponto mais alto de Riachão, distante 40km da sede e próximo da divisa com Simão Dias.

“Nós estamos definindo se o realizaremos nos dias 20 e 21 de agosto, um sábado e um domingo. Mas vai ser este ano. Palmares é uma localidade muita fria, chegando a nove, dez e 11 graus nessa época do ano. Tem muitas tradições culturais e culinárias, e nós vamos levantar essa parte cultural dali, como a história pessoal de Seu Monteiro”, ressalta Simone Andrade.

De acordo com a prefeita de Riachão, Seu Monteiro fazia todo o controle climatológico da localidade. “Já falecido há muitos anos, todo o acervo dele está guardado no Museu de São Cristóvão. Vamos pegar os livros de coleta de dados dele e fazer uma exposição. Tem muita gente interessada em acampar”, destacou.

Simone projeta o primeiro ano do evento como algo embrionário e pequeno, com a expectativa de que se consolide ano a ano. “Queremos fazer de Palmares uma fronteira turística. Tem tudo para isso dar certo. No ano que vem a programação do Festival vai explorar a nascente do Rio Piauí, que fica ali, e onde tem algumas cavernas. Este ano ainda não está em pauta a parte ecológica. Vamos iniciar envolvendo a comunidade. Por causa do frio, eles fazem muito cachecol”, diz a prefeita.

“Talvez por essa origem fria, Palmares tem uma história fantástica de caldinhos e queremos envolver as mulheres do lugar na intenção de gerar emprego e renda. Vamos ter muita música, uma roda de cultura, bandas de pífanos das cidades circunvizinhas. Nossa programação não está fechada ainda, mas vai ser para já”, acrescenta Simone.

Figuras ilustres

Riachão do Dantas tem algumas características incomuns. Foi lá que nasceu o romancista Francisco J. C. Dantas, 80, autor de “Coivara da Memória” e “Cartilha do Silêncio”. Também é o berço de Lourival Fontes, homem que manobrou bem no Governo de Getúlio Vargas, e criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

A prefeita também projeta a criação de um museu municipal que guarde a história e a memória destes e de outros personagens.

*Com  informações www.jlpolitica.com.br




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3326815
Usuários Online: 328
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!