noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

TV ATALAIA: 47 ANOS DE AMOR À SERGIPANIDADE

Publicada em 23/06/22 às 12:57h - 241 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia TV ATALAIA: 47 ANOS DE AMOR À SERGIPANIDADE  Compartilhar a noticia TV ATALAIA: 47 ANOS DE AMOR À SERGIPANIDADE  Compartilhar a noticia TV ATALAIA: 47 ANOS DE AMOR À SERGIPANIDADE

Link da Notícia:

TV ATALAIA: 47 ANOS DE AMOR À SERGIPANIDADE
 (Foto: Divulgação)
Se existe uma TV aberta em Sergipe que fornece voz e espaço a lados antagônicos e defende, sobretudo, o regime democrático, esta, sem nenhuma sombra de dúvida, é o formidável caso da TV Atalaia. Àquela que fortalece o nosso mais altivo espírito de Sergipanidade atuante em cenário telúrico. As telecomunicações em Sergipe e no Brasil entraram em um novo momento. A TV Atalaia é formidável presente ao povo sergipano. Modernização e Atualização, sempre mantendo o compromisso com a verdade, a responsabilidade e a ética.
Foi no cume da Colina do Santo Antônio, onde há mais de um século e meio atrás foram plantadas as sementes desta incrível capital. É neste mesmo cenário que, mais uma vez, testemunhamos um ato de pioneirismo. A TV Atalaia, que integra a história das telecomunicações de Sergipe e do Nordeste, foi fruto da audaciosa visão do grupo Franco, à época liderado pelo seu antológico patriarca, o nostálgico ex-governador Augusto do Prado Franco. O que mais caracteriza essa extraordinária história é acertadamente o aumento da democratização da comunicação, a rica disseminação da produção local e regional e, consequentemente, mais variedade de conversação entre a sociedade.
Apesar de sermos o menor estado da federação, temos homens ousados que sempre enxergaram à frente do seu tempo. Uma prova irrefutável disto é a TV Atalaia e todo pioneiro Grupo Franco. Num 17 de maio, eis uma data marcante na minha vida, para Sergipe, Brasil e o mundo. Além de assinalar o meu aniversário, aponta também o Dia Mundial das Telecomunicações e da fundação da TV Atalaia que ocorreu mais precisamente num memorável dia 17 de maio de 1975, com a incrível finalidade de ser um canal de informação e entretenimento, inteiramente voltado para o Estado de Sergipe e seu amado povo.
Entrou no ar transmitindo a vanguardista programação da TV Tupi, com programas locais que distinguiram época. Após uma longa parceria com o SBT, a TV Atalaia tornou-se afiliada da Rede Record, em 17 de julho de 2006. Ao meio-dia de 17 de maio do ano 1975, entrou no ar a primeira emissora local das regiões norte-nordeste do Brasil, a transmitir a sua programação totalmente a cores: a mais que mítica TV Atalaia. Um dadivoso presente para a sociedade sergipana no Dia Internacional das Comunicações.
Vale ressaltar que no dia da sua gloriosa estreia a TV Atalaia não teve nenhum programa em preto e branco, despontando o seu primeiro diferencial, ganhando conceito a partir do primeiro momento. Tudo feito com esmerado labor. O público mostrou que todo o sacrifício valeu a pena até hoje. Sacrifício este feito de maneira visionária pelo saudoso e admirado ex-governador de Sergipe, Dr. Augusto do Prado Frado e continuado por um dos seus esforçados filhos, Dr. Walter Franco que alavanca cada vez mais a TV Atalaia em cenário nacional e mundial como sendo referência indiscutível. Para termos uma ideia, reportagens dos jornais Gazeta de Sergipe e Jornal da Cidade, registraram que a venda de televisores a cores na época havia triplicado com o surgimento da emissora. A TV Atalaia tornou a vida dos sergipanos bem mais dinâmica e colorida.


Ao falarmos de TV Atalaia, não se pode deixar de perceber um dos seus mais altivos sinônimos: a Modernidade inquestionável. Equipamentos digitais quando era sonho longínquo, a TV Atalaia implantou com significativo êxito. Haja vista anteriormente, a emissora entrou no ar em 17 de maio de 1975 pelas mãos do então senador Augusto Franco, como sendo afiliada da TV Tupi. Na época da Tupi, já eram exibidos programas locais. O canal 8 VHF de Aracaju projetou inicialmente barras de testes, quando ao meio dia de sua data de fundação, surgiu um eminente vídeo com o radialista Carlos Mota apresentando a emissora.
Ao entrar no ar, a TV Atalaia transmitiu uma programação local que marcou sua época. Como o Sábado Geral que teve apresentadores mitológicos como Reinaldo Moura, Luiz Trindade, Hilton Lopes e João de Barros. Alguns de seus principais programas lançados na estreia da emissora foram o Repórter 08 e o Nosso Mundo Infantil. O canal foi criado com o objetivo de informar e entreter o público em Sergipe, cobrindo eventos locais como o popular Pré-Caju, tradicional festa regional que antecipava o Carnaval.
Com a extinção da TV Tupi em 1980, a emissora passou a transmitir a programação da recém-inaugurada por via satélite, Rede Bandeirantes e manteve os programas locais. Foi a primeira emissora sergipana a defender as Diretas Já em 1984. Em 1986, deixa a Rede Bandeirantes e passa ser afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em 2000, a emissora completou 25 anos no ar.
Em 28 de junho de 2006, representantes da TV Atalaia e da Rede Record firmaram contrato de afiliação em solenidade com famigerado coquetel realizado no Quality Hotel, em Aracaju. Em 17 de julho, a TV Atalaia passa a transmitir a programação da Record, depois de 20 anos como afiliada ao SBT. A nova rede tem a grade de programação com uma linha de produtos diversificada (teledramaturgia, jornalismo, esporte, filmes e variedades) e de reconhecido padrão de qualidade desenvolvido pela Record.



Com o foco não só na transmissão do conteúdo da Rede Record, a emissora investiu também na regionalização de sua programação, totalizando assim, 130 horas mensais de riquíssima programação local. Na inesquecível noite do dia 22 de janeiro de 2009, a TV Atalaia tornou-se a primeira emissora sergipana a iniciar as transmissões digitais, no canal 35, numa cerimônia que reuniu o presidente da emissora, Walter Franco e o governador do estado na época auferida Marcelo Déda. A emissora sergipana foi a primeira afiliada à Rede Record a iniciar suas transmissões de televisão digital.
Outro dos seus marcos aconteceu num mês de janeiro do ano 2010, onde a emissora renovou o cenário de seus telejornais. Esta renovação deu-se para preparar a emissora para alta-definição. Em 12 de fevereiro, realizou sua primeira transmissão em Alta Definição (HDTV). O evento transmitido foi os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver. Em março de 2010, a emissora passou a exibir seus telejornais totalmente em HDTV, tornando-se uma das primeiras emissoras em todo Brasil a fazer uso diário da nova tecnologia para o jornalismo. Todas as matérias começaram a ser gravadas, editadas e exibidas no novo formato. Em 1° de março, a emissora saiu mais uma vez na frente e passou a transmitir seus telejornais totalmente em HDTV.
No dia 06 de abril, a emissora teve sua concessão renovada por mais quinze anos. No dia 17 de maio de 2010, completou 35 anos de existência. Na segunda-feira, 20 de setembro de 2010, a TV Atalaia exibiu um debate com os candidatos a governo do estado nas eleições daquele ano. O evento foi transmitido em alta-definição (HDTV). Neste dia 17 de maio de 2021, a TV Atalaia prova mais uma vez porque é a mais sergipana e a frente do seu tempo entre as TVs abertas do nosso glorioso Estado de Sergipe. Walter Franco, seu presidente, se evidencia como figura essencial para a construção do cenário cultural e comunicacional sergipano, mostrando que desde a sua fundação, a emissora sempre valorizou a sergipanidade.
Através da notícia com ética, imparcialidade e defesa pela democracia, a sociedade na TV Atalaia tem a voz e a vez para reclamar, denunciar e reivindicar melhorias para as suas comunidades. Além disso, conta com as suas excelentes programações e entretenimento. Walter Franco já está no rol dos eternos que caracterizam a História da política e comunicação sergipana. Pelo seu senso arrojado e sua visão de futuro, sucedeu seu respeitadíssimo pai com devida maestria que lhe é intrínseca à frente da empresa, sempre buscando atualizá-la com o que há de mais moderno na comunicação.
Conclui-se que o papel da imprensa na sociedade e a relevância da parceria que a TV Atalaia sempre estabeleceu com o Governo do Estado se mostra efetivo para reafirmação do compromisso contínuo com o Sistema Atalaia de Comunicação pautada, sobretudo, pela liberdade de expressão e o mais absoluto espírito democrático. É uma genuína emissora sergipana que ouve lados contrários, fornece voz a todos sem distinção e operacionaliza um trabalho totalmente pautado na democracia. O quesito transparência e manutenção sempre foi fator preponderante nesses 47 anos de fundação. A independência jornalística continuará hasteada, sendo àquela que divulga os acertos, mas também os desacertos, com a plena consciência de que as críticas são fundamentais para a edificação de um Estado mais equitativo e fortalecido para toda a população sergipana.
Sociologicamente falando ao fazer essa pesquisa, podemos afirmar que a imprensa cumpre papel indispensável não só no que se refere ao desenvolvimento do governo, mas também dos próprios serviços prestados a sociedade. Ajustes de gestão são feitos e realizados graças à realidade que é mostrada nos órgãos emissores midiáticos, aqui especificamente, na programação da TV Atalaia que jamais foge ao seu papel de contribuir com os diversos setores sociais.
Parabéns especial a Walter Franco, a Grace Vahle Franco, Eduardo Do Valle, Carlos Marques, e, em singular congratulação, também ao dedicado Superintendente, Augusto do Prado Franco Neto pelo excelente trabalho com quê vem conduzindo tão egrégio patrimônio sergipano.
Separamos essa conclusão para nos debruçar um pouco acerca da trajetória deste último que merece ser realçada no presente artigo. Augusto Neto nasceu em Aracaju num dia 26 de março do ano 1971, é amável filho do lendário político e empresário que é porta-voz da Democracia em Sergipe, Dr. Walter do Prado Franco Sobrinho e de D. Sonia Vahle Franco, a Mulher companheira de fé inabalável, mãe das mais dedicadas e carinhosas que instilou em Augusto Neto o senso de indiscutível responsabilidade. Proveniente de uma tradicional família teve como gloriosos exemplos o seu admirado pai que foi deputado estadual entre os anos de 1983 a 1987.
Seu eminente avô, Augusto do Prado Franco que foi deputado federal de 1967 a 1971 e de 1983 a 1987. Além de ter sido senador entre os anos de 1971 a 1979 e Governador de Sergipe de 1979 a 1982. Vale destacar ainda em seu ilustre seio familiar, o admirável tio Albano do Prado Franco que foi presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) no período de 1980 e 1994, senador representando Sergipe entre 1982 e 1991, e Governador a partir de 1995. Outro dos seus tios, o saudoso e respeitado Antônio Carlos Franco, foi deputado federal constituinte entre 1987 e 1988, além de ter sido prefeito de Laranjeiras de janeiro de 1989 a dezembro de 1992. Dito isto, Augusto Franco Neto teve uma carreira iniciada como escriturário no Banco Bamerindus, em Aracaju, num período entre 1989 e 1990.
Na seara da sua formação educacional, cursou o segundo grau na Escola Técnica do Centro de Tecnologia da Indústria Química, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1991 a 1994, e, por conseguinte, ingressou com destacável êxito no curso de administração da tradicional Fundação Getúlio Vargas, mas não chegou a concluir. Ainda nessa época auferida, Augusto Neto voltou para Aracaju e começou a trabalhar com afinco na assessoria de produção na Fiação e Tecelagem Nortista, de propriedade da sua insigne Família. O ano de 1996 é importante para ele, pois é quando se deu sua nomeação para ocupar o cargo de diretor administrativo em outra das empresas do seu pai, a clássica TV Atalaia, afiliada da Rede Record.
É também em 1996 que Augusto Neto inicia sua militância político-partidária filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No pleito do mês de outubro de 1998 foi eleito deputado federal pelo estado de Sergipe nessa legenda. Assumiu o mandato no mês de fevereiro de 1999 e nessa legislatura participou de maneira ativa na Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Em 2000 Augusto Neto posicionou-se favorável à Lei de Responsabilidade Fiscal e dois anos após votou a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Deixou a Câmara dos Deputados no mês de janeiro de 2003, sem ter disputado a reeleição em outubro de 2002.
A partir de então, Augusto do Prado Franco Neto vem dedicando-se inteiramente aos prolíficos negócios familiares, quando também passou a agregar a diretoria do Sistema Atalaia de Comunicação – Ressalte-se: fazendo um modelar trabalho de estabelecer diálogos constantes com toda população sergipana que enxerga na TV Atalaia um dos seus mais inalienáveis tesouros.
Vida longa!
¹ Texto escrito por Igor Salmeron, Sociólogo - Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGS-UFS), com pesquisas financiadas pela FAPITEC/CAPES e faz parte do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP-UFS). Membro vinculado à Academia Literocultural de Sergipe (ALCS) e ao Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL). E-mail para contato: igorsalmeron_1993@hotmail.com



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3326363
Usuários Online: 173
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!