O Ministério Público Federal (MPF) informou, na manhã desta quarta-feira (15), que ajuizou ação solicitando a paralisação das obras de reforma e ampliação do restaurante Espetinho Aju Propriá, localizado em área de preservação permanente (APP) no município sergipano de Propriá.
Nas publicações do perfil oficial do estabelecimento nas redes sociais - que possui mais de 20 mil seguidores -, é possível observar a estrutura construída, que conta com píer e bangalôs às margens do rio São Francisco.
A ação foi protocolada pelo MPF em maio deste ano e determina a suspensão das atividades do restaurante e que, dentro de um prazo de 180 dias, seja apresentado à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) o Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD) - documento que orienta a execução e o monitoramento da recuperação ambiental de uma área que sofreu degradação.
O MPF alega que as investigações apontaram que os proprietários do restaurante iniciaram as obras de reforma e ampliação do estabelecimento sem a licença ambiental da Adema. Além disso, o laudo técnico da perícia realizada pelo órgão mostrou que as intervenções paisagísticas e a infraestrutura do restaurante causaram uma série de impactos ao meio ambiente.
A redação do F5 News tentou entrar em contato com a administração do restaurante, mas, até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno. A resposta pode ser enviada para o endereço de e-mail jornalismo@f5news.com.br.
Também já foi solicitado o posicionamento da Adema.
Fonte: F5News