noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

MISSA PELO DIA DE SANTO ANTÔNIO DO ASILO DE ESTÂNCIA, SERÁ NA CATEDRAL DIOCESANA

Publicada em 13/06/22 às 16:01h - 301 visualizações

Atribuna Cultural


Compartilhe
Compartilhar a noticia MISSA PELO DIA DE SANTO ANTÔNIO DO ASILO DE ESTÂNCIA, SERÁ NA CATEDRAL DIOCESANA  Compartilhar a noticia MISSA PELO DIA DE SANTO ANTÔNIO DO ASILO DE ESTÂNCIA, SERÁ NA CATEDRAL DIOCESANA  Compartilhar a noticia MISSA PELO DIA DE SANTO ANTÔNIO DO ASILO DE ESTÂNCIA, SERÁ NA CATEDRAL DIOCESANA

Link da Notícia:

MISSA PELO DIA DE SANTO ANTÔNIO DO ASILO DE ESTÂNCIA, SERÁ NA CATEDRAL DIOCESANA
 (Foto: Atribuna Cultural)

A tradicional Missa de Santo Antônio, que acontece na capela do Asilo Santo Antônio, em Estância, não acontecerá ainda este ano no Asilo.

Durante a missa da noite deste domingo, 12, na Catedral Diocesana, padre Humberto Silva, informou que por motivo de força maior, a celebração da missa festiva de Santo Antônio do Asilo Santo Antônio, foi transferida para acontecer na Catedral, a partir das 19h.

HISTÓRICO

A Associação de Proteção à Velhice Desamparada de Estância, mais conhecida como Asilo Santo Antônio, é uma entidade que foi fundada nos idos de 02 de fevereiro de 1907. Portanto, é uma entidade estanciana que já ultrapassou um século de atividade voltada a assistir a pessoa idoso. Na época de sua fundação a situação para a pessoa idosa que não tinha posses e que não tinha filhos ou parentes para sustentá-lo, estava condenado a se tornar um pedinte, totalmente diferente dos dias atuais em que todo idoso a partir dos sessenta e cinco anos, tem direito ao Benefício Assistencial ou Benefício de Prestação Continuada – BPC.

O Artigo 2º do Estatuto da Associação em epígrafe, mostra que “é uma entidade jurídica de direito privado, constituída na forma de Associação Civil para fins não econômicos, com autonomia administrativa e financeira, sem prazo determinado para sua duração, regendo-se pelo presente Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável e tem por finalidade a manutenção do Asilo Santo Antônio, de amparo e abrigamento de pessoas idosas...” Convém ressaltar que a Associação atualmente funciona de acordo com a Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003 – capítulo VIII, artigo 35, § 2º do Estatuto do Idoso.

Um dos problemas enfrentados pela Associação está relacionado à documentação, porém, atualmente encontra-se regularizada. Em 1984 foi incluída no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), é inscrita no Cadastro Municipal de IPTU, mantém um quadro de funcionários registrados com todos os direitos conforme legislação trabalhista vigente. É de utilidade pública conforme Lei Municipal nº 825/92 de 31 de março de 1992 e pela Estadual nº 3.158 de 09 de abril de 1992. Em 2006 a historiadora Karen Vanusa Oliveira Menezes lançou um livro com o título: “Valioso Recanto na Pobreza da Nossa Terra – Asilo Santo Antônio 1907-2006”, que relata toda a história do abrigo desde a sua fundação até aos dias atuais. Em 02 de fevereiro de 2007 foi realizada uma solenidade para comemorar o primeiro centenário da entidade com o descerramento de uma placa comemorativa que contou com a presença de autoridades, vários seguimentos da sociedade local e alguns familiares dos fundadores da referida entidade filantrópica.

Durante todo esse período de atuação a entidade que antes era uma sociedade, mas para cumprir a legislação foi alterada para associação, vem procurando cumprir ou seguir os ideais dos fundadores. Diversas diretorias que passaram na administração da entidade sempre procuram desenvolver atividades para que os objetivos fossem atingidos, mesmo enfrentando dificuldades, principalmente na questão financeira. Atualmente a Associação mantenedora do Asilo Santo Antônio, diante da crise sanitária, tem enfrentado problemas de ordem financeira, entretanto, sua Diretoria vem tentando a todo custo fazer com que o abrigo continue em pleno funcionamento atendendo em torno de trinta e cinco idosos.

Recentemente a Diretoria iniciou uma campanha solicitando aos admiradores da entidade, uma ajuda que pode ser na doação de “fraudas geriátricas” ou o valor correspondente ao preço de um pacote, através do PIX 13004486000188 (CNPJ). A Diretoria também lembra aos devotos que os louvores ao Padroeiro, Santo Antônio, foram suspensos mais uma vez por causa da pandemia. SANTO ANTÔNIO, INTERCEDEI POR NÓS! (Por Jota Cruz)


Redação Tribuna Cultural

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3328029
Usuários Online: 103
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!