A feira livre de Estância, que este ano ganhou repercussão em todo Estado, com a mudança de horários e dias, determinada pela Promotoria Pública, devido a uma denúncia de um comerciante, que alegou que estava sendo prejudicado com as bancas armadas na frente do seu estabelecimento comercial, funcionará nesta quarta-feira, 15 em horário normal. Também estará funcionando na próxima quarta, 22, antevéspera do São João.
Na verdade, essa determinação jamais tinha que acontecer porque a feira livre de Estância, além de melhorar a economia do município, gera emprego para diversas pessoas e é ainda um espaço cultural. E também aquece o comércio.
Com a decisão do MPE, a feira livre deixou de funcionar nas quartas-feiras porque a prefeitura disse que ia fazer a limpeza e higienização nesse dia da semana.
Feirantes se queixam, e também disseram na audiência que tiveram com a promotora de justiça, que a diminuição dos dias e horários de feira livre, fez com que a renda deles tivesse uma queda de 70% nas vendas.
Segundo informações, os fiscais da feira livre de Estância, já estão comunicando aos feirantes, que nesta quarta, 15 e na próxima, 22, haverá feira normal.
Como a feira livre de Estância é tradicional e regional, o correto seria, para o bem da cidade e consequentemente dos feirantes, que ela fosse lavada e higienizada no domingo e não na quarta-feira. Ou então, quando fosse lavar ou não na quarta-feira, deixasse a feira funcionar.
Redação Tribuna Cultural
Por Magno de Jesus