A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizará nesta sexta-feira (10), às 10h, cerimônia alusiva aos 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. O evento será realizado na sede da CPSE, situada na avenida Ivo do Prado, nº 752, Bairro São José, Aracaju.
A CPSE também fará uma singela cerimônia, com aposição floral, no busto do Almirante Barroso localizado na cidade de Riachuelo, às 15 horas do dia 11.
A Batalha
A Batalha Naval do Riachuelo foi um evento decisivo e vitorioso, ocorrida em 11 de junho de 1865 nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai na Argentina, onde naquela época, o Paraguai, sem conexão com o mar buscava o controle da Bacia do Prata, que representava a saída para o Oceano Atlântico.
O ato foi marcado pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais, que, incentivados pelos célebres sinais de Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate.
Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos, os feitos heroicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam. Nossa participação nessa batalha deixou um legado de heroísmo, bravura, superação e amor ao Brasil.
Da redação, AJN1