É um desafio para as faculdades oferecer um curso de pedagogia com um olhar voltado para o TEA.
É outro desafio para o professor formado e capacitado com conhecimento desse transtorno neurobiológico é promover e facilitar o processo de ensino-aprendizagem para os alunos autistas de diferentes níveis.
O amor, a empatia, a paciência, o vínculo e os conteúdos didáticos individualizados e adaptados sem metáforas e figuras de linguagem, são peças importantes nesse desafiante processo.
Com certeza, os pedagogos qualificados propiciam a Inclusão Escolar ao compreenderem as necessidades e limitações de seus alunos autistas.
É importante registrar que a maioria deles buscam o conhecimento e informações sobre o TEA, isolados e extra horário da escola e com recursos financeiros próprios.
Saem do descanso justo e necessário para entenderem essa síndrome tão complexa e que impacta cerca de 2,2 milhões de brasileiros.
Também é notável lembrar, a presença desses profissionais na fabricação e no uso de brinquedos lúdicos e pedagógicos como instrumentos fundamentais no processo ensino - aprendizagem de estudantes típicos e atípicos.
Parabéns para todos destacados pedagogos do Brasil, que exercem sua bela profissão com Amor de Mãe.
Deus os abençoe !
Fraterno abraço para vocês!
Oswaldo Freire