noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

ESTÂNCIA COMEMORA 174 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Publicada em 03/05/22 às 18:18h - 216 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia ESTÂNCIA COMEMORA 174 ANOS DE EMANCIPAÇÃO  Compartilhar a noticia ESTÂNCIA COMEMORA 174 ANOS DE EMANCIPAÇÃO  Compartilhar a noticia ESTÂNCIA COMEMORA 174 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Link da Notícia:

ESTÂNCIA COMEMORA 174 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
 (Foto: Divulgação)

Dia 04 de maio (quarta-feira), o município de Estância completa 174 anos de emancipação política, ou seja, de sua elevação a categoria de cidade. Mas para que Estância adquirisse o status de cidade houve um longo caminho a ser percorrido que começou no período da Colônia quando em 16 de setembro de 1621, o capitão-mor João Mendes concedeu uma sesmaria de três léguas quadradas de terras às margens do Rio Piaui, a Pedro Homem da Costa e Pedro Alves para plantar, criar gado e morar com seus empregados.

Histórico

Durante muito tempo, Estância foi subordinada à Vila de Santa Luzia do Rio Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy. Só em abril de 1757, a coroa portuguesa autorizou que realizassem na povoação de Estância vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais na alternativa dos juízes ordinários, acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia, então em franca decadência. Depois de 74 anos, a povoação de Estância só fazia se desenvolver, pois, além da velha Capital, São Cristóvão e Laranjeiras, alcançaria notoriedade nos campos cultural, econômico e político da Província de Sergipe d’El Rei.

Para uma época em que a economia era basicamente direcionada na exportação de açúcar, Estância possuía bons portos marítimo-fluviais que a colocavam em comunicação direta com os centros mais desenvolvidos do país, Bahia e Pernambuco. Diante desse contexto em 25 de outubro de 1831, a sede da Vila de Santa Luzia é transferida para Estância, acontecendo assim um marco importante para a população da época que já aspirava esse título. Em 5 de março de 1835, é criada a sua Comarca, e finalmente pela Lei  Provincial 209  de 04 de Maio de 1848,  Estância é elevada a categoria de cidade ainda no império.

O município é berço da cultura sergipana, com grandes nomes de destaque: Francisco Camerino, Gurmersindo Bessa, Ministro Heitor de Souza, João Nascimento Filho, Maurício Graccho Cardoso, Gilberto Amado; os artistas plásticos e escultores: José de Dome, Eraldo Lima, Félix Mendes, Judite Melo e tantos outros.

 

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3333085
Usuários Online: 680
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!