Uma conexão de internet de qualidade é algo que sem dúvida a maioria dos brasileiros busca. Porém, dados coletados por intermédio das plataformas Minha conexão e Melhor Plano, apontam que Sergipe está na pior posição em relação à velocidade média de internet no país.
Para chegar aos resultados, o estudo considerou testes de velocidade de internet em todo o Brasil. As conexões de proximadamente 12,5 milhões de usuários foram testadas quanto a sua velocidade e também quanto ao ping (latência), downloads e uploads.
Os testes da pesquisa contemplaram telefones, tablets e outros dispositivos não conectados ao Wi-Fi durante a medição.
Juntamente com a média, para cada estado, foi calculada a qualidade geral da internet para cada região brasileira. No geral, a pesquisa mostrou um aumento nas velocidades médias de internet em todo o país em relação ao início de 2021.
O Brasil cresceu cerca de 69% e chegou a 93,31 MB/s, com maiores destaques ao Mato Grosso, com 159,47 MB/s, seguido de Piauí (158,08 MB/s) e Goiás (132,48 MB/s).
O estado de Sergipe ficou em última posição no levantamento, com 49,86 MB/s, segundo o levantamento realizado através do Melhor Plano e do Minha Conexão.
A velocidade da internet por região não se alterou significativamente diante dos resultados obtidos na primeira metade do ano passado. O levantamento feito em 2022 demonstra que, no âmbito das regiões brasileiras, as maiores velocidades de internet estão no Centro-Oeste (122,21 MB/s), Sudeste (99,09 MB/s) e Sul (85,85 MB/s).
E os piores números estão nas regiões do Nordeste (75,35 MB/s) e Norte (72,64 MB/s).
Confira a Lista completa: