O secretário de Urbanismo de Estância, tem utilizado os meios de comunicações de Estância, para informar que a cidade está limpa, bem iluminada e cuidada, mas não é isso que se tem observado e divulgado pela Tribuna, em muitas vias da cidade, quando se trata da falta de capinação, esgoto a céu aberto e buracos nas ruas, como está na Rua Riachuelo, o asfalto que foi colocado pela prefeitura, está totalmente esburacado naquela localidade.
Já na Rua que fica perto da Escolinha Tia Damaceno, no tempo chuvoso esta imediação fica intransitável porque as águas da chuva tomam conta dela. Diversas vezes equipes da Secretaria Municipal de Obras fizeram reparos por lá, mas não muda nada. Foi o único local, que dá acesso ao Forródromo, que a prefeitura não asfaltou. Passa pela gente da residência da professora e compositora Raimunda Andrelina.
Quanto á Avenida Lourival Baptista, no centro da cidade, local de acesso ao Colégio Estadual Gumersindo Bessa, bastante transitado por estudantes, ela se encontra bem escura.
É nessa avenida que se localiza a Secretaria Municipal de Urbanismo, e se encontra nessa situação de abandono. O único lugar de passagem dos pedestres, está esburacado e cheio de matos. Os estudantes e os transeuntes têm que disputar os espaços no asfalto com os carros.
Os poucos bicos de lâmpadas que existem na avenida, uma parte está sem acender. Há uma semana, uma lâmpada de um poste, que fica na frente do depósito da Secretaria de Urbanismo, vive piscando sem parar.
É um descaso na iluminação e a falta de acesso dos pedestres na Avenida Lourival Baptista.
Redação Tribuna Cultural