Entre os dias 11 e 13 de abril, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vai promover uma reunião de mobilização e suporte às associações com o tema “Discutindo a Comunicação Digital nas Associações”.
A programação vai contar com discussões sobre a comunicação comunitária, alteridade e também uma leitura crítica da mídia, trazendo aspectos atuais de discussões como as “Fake News”. Além disso, a equipe de comunicação que compõe o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe vai realizar oficinas práticas de fotografia e todos os aspectos que envolvem a gestão das mídias sociais.
“É importante que as mulheres se emancipem também na condução das redes sociais das associações em que elas fazem parte. Mantendo nossa política de autonomia às associações e contribuindo com a formação das mulheres. Essas oficinas de comunicação são mais um passo para que quem constrói a Rede Solidária de Mulheres se capacite e aplique esse conhecimento em prol do coletivo”, disse Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe.
Para a jornalista Marília Souza, que faz parte da equipe do Projeto, a formação é uma maneira de mostrar toda a potencialidade que as mulheres têm enquanto comunicadoras. “Quando a gente anda pelas associações nas áreas de atuação, a gente percebe que as mulheres já têm uma compreensão de comunicação pelo olhar de cada comunidade. Então, esse encontro focado na comunicação é uma forma de mostrar a elas que é preciso colocar pra fora toda essa potência, é dizer também que a comunicação não tem uma fórmula secreta, mas que se adequa de acordo com a necessidade de cada associação”, afirmou.
O encontro será realizado na sede da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe em Aracaju, com a participação de uma representante de cada associação que já exerça a atividade de comunicadora local ou que tenha interesse em contribuir com a tarefa para a sua comunidade. O número de pessoas também atende o protocolo sanitário seguido pelo Projeto, sem promover aglomeração e realizando atividades confortáveis, dentro dos padrões sanitários em virtude de ainda estarmos em meio a pandemia da Covid – 19.
Programação completa do encontro Discutindo a Comunicação Digital nas Associações:
Dia 11/04
8h: Chegada e café da manhã
9h: Yoga com Projeto Karu
10h: Comunicação comunitária
12h: Almoço
14h: Noções básicas de fotografia
16h: Fotografia de produtos
18h: Jantar
19h: Cinema da Rede
12/04
8h: Café da manhã
9h: Comunicação e Alteridade
10h30: Redação para Redes
12h: Almoço
14h: Leitura crítica da mídia
16h: Planejamento de mídia
18h: Jantar
19h: Cinema da Rede
13/04
Volta pra casa
Fonte: Projeto Rede Solidária de Mulheres
Infonet