Indiaroba está localizada no território do Sul do estado, distante 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os rios Saguim, ao Norte, e o rio Real, ao Sul. Com o nome de origem indígena - que significa Indaiá, uma espécie de palmeira de nome Andiroba, em tupi guarani, óleo amargo -, o município completa o seu 84ª Aniversário de Emancipação Política na próxima segunda-feira, 28. A cidade é rica em história e belezas, que encantam visitantes com seu rico manguezal e extenso ecossistema, importante fonte de sustentação dos nativos que ali residem.
A região tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores, aliada à riqueza cultural e religiosa, além de ter povoados rústicos com atrativas paisagens. Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente europeus a aportar na região e excursionaram pelo rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha” por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938 se deu sua emancipação política.
Ao longo dos seus 84 anos de emancipação política, Indiaroba contou com diversos nomes que administraram seu povo politicamente. Ao todo, foram 24 prefeitos, que cuidaram e zelaram pelo município. O ex-prefeito Raimundo Mendonça de Araújo foi o criador do Brasão de Indiaroba. Introduziu neste símbolo expressivos elementos heráldicos: o céu em vermelho representa a cor que contrasta com o Branco do Divino Espírito Santo (Padroeiro de Indiaroba/SE), que também é símbolo da Paz; o Verde descreve o seu imenso Manguezal, rico e abundante em frutos do mar; o Azul-Marinho simboliza o Rio Real, que banha a pujante Terra do Divino. O Brasão traz ainda uma flâmula, com a inscrição latina “Per Dilectionem Ad Indiarobam”, que significa “Por Amor a Indiaroba”.
ATRATIVOS
O município de Indiaroba é formado por 40 comunidades, sendo estas classificadas em assentamentos, povoados, vilas, distritos e colônias. Assim, são 12 assentamentos, 10 povoados, 6 vilas, 7 distritos, 3 colônias, 1 comunidade quilombola, e claro, a sede do município. Dessas comunidades, a mais antiga, em termos de povoação, é o Distrito Convento, primeiro distrito do município, onde sua formação remete ao século XVII.
Os atrativos da cidade consistem nos serviços fluviais com passeios de barco ou lanchas, com música ao vivo, pelo estuário dos rios Real e Piauí, ou seguindo para os distritos de Pontal, Terra Caída, Preguiça, com passeios para os atrativos dos municípios vizinhos, Estância e Itaporanga, a exemplo das praias do Saco, Ilha da Sogra, Ilha do Sossego ou Mangue Seco, já na Bahia.
A Prefeitura de Indiaroba convida a todos para as festividades do 84ª Aniversário de Emancipação Política de Indiaroba, data de extrema importância para o município. E, na próxima segunda-feira, 28, a cidade comemora com programação durante todo o dia: às 5h da manhã tem a alvorada; às 7h acontece o hasteamento da bandeira; às 8h segue com uma missa solene na Igreja Matriz Divino Espírito Santo; e finaliza às 20h com culto de gratidão a Deus e show gospel.
“84 anos da Emancipação Política de Indiaroba celebra todo um processo de inovação, de gestão, de participação da comunidade, de superação de desafios, que a gestão, a comunidade, as organizações, o conjunto da sociedade como um todo tem feito para mudar a realidade de Indiaroba. São muitas conquistas nesse processo: é o piso do magistério; a reposição de salários dos servidores acima da inflação, pois demos 12%; são obras de infraestrutura asfáltica, de pavimentação, de praças; reformas de escolas, de postos de saúde. Tudo isso representa uma nova Indiaroba. São 84 anos de uma cidade linda, de um povo acolhedor, que cada dia mais tem o orgulho de viver no município”, declarou o prefeito Adinaldo Nascimento.
Jornal da Cidade