O Colégio Cenecista Graccho Cardoso, em Estância, era um forte e bem prestigiado estabelecimento de ensino. Formou muitas pessoas de Estância e da região sul, nos cursos de pedagogia, contabilidade e cientifico.
Diversos diretores passaram pela chefia do “Graccho Cardodo”. Este colégio estanciano funcionava nos três turnos e chamava atenção pelo seu quadro de bons professores.
Hoje do “Graccho Cardodo”, só restam as boas lembranças. O prédio foi demolido por incapacidade política em 2013, lamentavelmente a Estância continua elegendo maus gestores sem foco e sem competência.
Enquanto acontecem essas doações, a própria prefeitura vive alugando imóveis de terceiros, para o funcionamento de suas secretarias.
Agora a notícia, é que no local, onde existia o Colégio Cenecista Graccho Cardoso, será construída uma Delegacia de Polícia Civil.
O pleno da Câmara Municipal de Estância votou e aprovou, na sessão ordinária do dia 22, o Projeto de Lei Nº 19/2022, de autoria do prefeito Gilson Andrade.
O imóvel está localizado à Praça Vereador José Vieira Barreto, onde sediou o Colégio Cenecista Graccho Cardoso, nas proximidades dos cemitérios de Nossa Senhora da Piedade e do Cruz Vermelha, mede 3.111,40 m².
Nesse terreno, será construído um Complexo, para o funcionamento da Polícia Civil – Delegacia Regional, Delegacia Plantonista e Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).
Redação Tribuna Cultural
Lembro perfeitamente nosso primeiro ano letivo como Diretora a professora Semíramis Petetinga do Nascimento. Nossas primeiras carteiras escolar fomos buscar em Tobias Barreto. Boas lembrancas