O ambientalista estanciano, Paulo Pecê Lima, irmão do agente cultural, Reginaldo Lima, vem andando por vários estados brasileiros e denunciando nas redes sociais a situação dos rios brasileiros.
Há três anos, Paulo Pecê, que vem viajando esses estados, pedalando uma bicicleta, gravou um vídeo e divulgou na sua página de facebook, mostrando a realidade do Rio Piauitinga, que abastece toda a cidade de Estância.
Segundo Pecê, o Rio Piauitinga está morrendo e as autoridades de Estância não se atentaram ainda para essa situação. Ele destacou no material, depois de ter entrevistado algumas pessoas, que o Rio Piauitinga é um verdadeiro “esgoto a céu aberto”.
Pecê lamentou o Rio Piauitinga receber no seu leito, esgotos industriais e residenciais.
TEXTO DE PAULO PECÊ
O Brasil se torna pródigo em criar tragédias! Em destruir vidas empurrando goela abaixo - Lama, lixo, fezes, venenos...
O que podemos comemorar hoje, dia mundial da água? Que exemplo poderíamos destacar, agora, alusivo à data???
Eu e Maitê, ao longo de seis meses pedalamos, desde a nascente do Rio São Francisco até sua foz!
E o que vimos nos causou estupefação, asco, nojo, revolta, tristezas...
O que fazem ao Rio da Integração nacional é crime...Crime, crime! CRIME
Incrível perceber que logo após o espetáculo de ver o Rio brotando do chão, cristalino, no alto da Serra da Canastra, em Minas Gerais, ele começa a ficar poluído!
A cidade de Várzea Bonita o recebe, logo após a Cachoeira de Casca Danta, com desprezo, pneus velhos, plásticos...
O Velho Chico serpenteia, abre caminhos, escorre escapando das margens destruídas, assoreamentos e, principalmente, da indiferença das pessoas que vivem em suas margens!
O vídeo mostra a realidade na cidade mineira de Itacarambi! A pratica, essa de jogar ao Rio o esgoto, acontece em todas as cidades, de todos os estados, por onde as águas do São Francisco leva vida, irrigação, transposição, energia, negócios, lucros...
Aliás, as águas abençoadas do Rio São Francisco São mesmo milagrosas! Elas, com as cinco barragens, distribuem milhares megawatts pelo Brasil! Ilumina pessoas, empresas, gera riquezas! Porém, a escuridão dos homens o deixam às escuras, morrendo, morrendo de abandono, de solidão!
Aliás, o São Francisco é o Rio dos dejetos abjetos da política de um país que não sabe o quanto de Água ainda existe para passar na ponte das nossas mazelas e descaso com a Vida!
Redação Tribuna Cultural