A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) confirmou nesta quinta-feira, 17, que cerca de 18 municípios sergipanos estão enfrentando um rodízio no abastecimento de água. São eles: Santo Amaro, Lagarto, Simão Dias, Boquim, Itabaianinha, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Itabaiana, Riachão do Dantas, Glória, Porto da Folha, Malhador, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Verde, Salgado, Cristinápolis e Ribeirópolis.
De um modo geral, a Deso explica que a escassez das chuvas é um dos principais fatores que contribuem para a falta de abastecimento regular. Diante desse cenário, a empresa alerta que o rodízio busca trazer uma alternância no serviço para que a população dessas cidades não passem longos períodos sem água.
Em relação aos municípios de Simão Dias, Lagarto, Riachão do Dantas e povoados vizinhos, a Deso informou que o manancial de água que abastece o Sistema Integrado do Piauitinga está com baixa vazão e comprometeu os serviços de abastecimento nesses munícipios.
“A normalização do abastecimento será com a recuperação do manancial que atende a região, portanto é necessário a utilização econômica da água tratada. Logo que restabelecido o nível do manancial e recuperados os reservatórios, o abastecimento será regularizado gradativamente sem outro aviso”, destacou a empresa.
por João Paulo Schneider