A partir desta terça-feira (8) apenas municípios com pelo menos 75% da população vacinada com duas doses podem autorizar eventos e demais atividades sociais em Sergipe. É o que prevê o decreto do governo do Estado com as restrições válidas durante o mês de fevereiro, com ênfase nas festas de carnaval.
Atualmente, dos 75 municípios sergipanos, apenas 13 se enquadram nesse parâmetro (veja lista abaixo). Os dados foram compilados pelo F5News com base no balanço mais recente da vacinação divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Um boletim divulgado pela Fiocruz no final do ano passado indicava a necessidade de alcançar o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total para liberação de eventos.
“A recomendação é de que, enquanto caminhamos para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos sejam mantidas e que a realização de atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação”, ressaltam os pesquisadores.
O cenário sergipano é de expansão da contaminação por covid-19. Nas últimas 24 horas, foram notificados 2.391 casos novos da doença, o segundo maior volume de positivos registrados em apenas um dia no estado desde o começo da pandemia. Graças à vacina, os óbitos e internações não avançam na mesma proporção.
O governo sergipano também reduziu os limites máximos de público para eventos em ambientes abertos e fechados, também a partir desta semana.
Enquanto endurece as restrições para tentar frear a pandemia novamente, o Estado busca mobilizar a parte da população que está com o ciclo vacinal incompleto ou ainda não foi tomar a dose de reforço mesmo já estando apta.
Como F5News mostrou nessa segunda-feira (7), o número de internações é cinco vezes maior do que na primeira quinzena de janeiro. Levantamento da SES indica que 39% das pessoas internadas não tomaram nenhuma dose de vacina ou não completaram o esquema vacinal.
Cidades sergipanas com mais de 75% da população com D2