Acontecerá neste domingo, 30, a tradicional Festa do Glorioso Senhor do Bonfim, padroeiro da paróquia que recebe o mesmo nome, na comunidade homônimo, localizada na cidade de Estância.
O novenário, teve início no último dia 21, com o tema central da Festa: “E a Palavra se Fez Carne”, tendo como pregador inicial, o padre Raimundo Dinis, da paróquia de Boquim. Nesta noite, comunidades civis e religiosas, além da Catequese, Coroinhas, IAM e Pastoral da Criança, foram os convidados especiais.
Da preparação para Festa do Glorioso Senhor do Bonfim, diversos sacerdotes, que vieram de outras paróquias, estiveram realizando as suas pregações do novenário. Como: padre Genário, vigário geral de Aracaju; padre Manoel Messias, da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe; padre Edson, da paróquia de Loyola (Lagarto); padre Álvaro, do Jenipapo (Lagarto); padre Edmilson de Aquidabã; padre Ueliton, da Boa Vista (Lagarto); padre Leandro de Pedrinhas e padre Danilo de Simão Dias.
A Festa do Glorioso Senhor do Bonfim é bem participativa, o povo católico dessa comunidade “se envolve pra valer”. A Igreja Matriz, está sempre restaurada, tendo à frente dessa paróquia, o jovem e dinâmico sacerdote, Iuri Ribeiro dos Santos, que antes de assumir a paróquia do Senhor do Bonfim, em Estância, realizou um trabalho brilhante na paróquia de São Francisco de Assis, na cidade de Cristinápolis.
O ponto alto da Festa do Glorioso Senhor do Bonfim, será neste domingo, 30, com Missa Solene, às 10h, presidida pelo padre e administrador diocesano, Humberto da Silva. Vale ressaltar, que a Diocese de Estância, ainda está sem bispo.
As comemorações religiosas ao Senhor do Bonfim prosseguem com a celebração da Missa das Comunidades, a partir das 16h30, celebrada pelo padre Acássio Alves da Silva, que vem da Diocese baiana de Itabuna.
E a partir das 18h, devido a pandemia do Covid 19, apenas acontecerá uma carreata pelas ruas do bairro, com as participações de motoristas, motoqueiros e ciclistas, que conduzirão a imagem do Senhor do Bonfim até a Igreja Matriz.
De acordo com o pároco, padre Iuri Ribeiro, que presidirá a Benção do Santíssimo Sacramento, “após a carreata, haverá um sorteio do Show de Prêmios e logo em seguida o descerramento das bandeiras”.
Por Magno de Jesus
Redação Tribuna Cultural