Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (20), o novo equipamento de produção da Ambev, na fábrica de Águas Claras, localizada em Estância, a 70 km da capital Aracaju. O ato de inauguração é simbólico e ocorreu sem a presença de público externo, mas com a presença de executivos da Ambev e representantes do governo, como o governador Belivaldo Chagas. O CEO da companhia, Jean Jereissati, esteve presente na cerimônia.
A Ambev investiu R$ 90 milhões para criar uma linha de latas com capacidade de produzir 90 mil unidades por hora. Com a implantação dos investimentos, a empresa prevê chegar a 12 mil empregos diretos, indiretos e induzidos gerados em todo o estado.
Jean Jereissati relembrou do anúncio de investimentos feito em dezembro de 2020. “Há exatamente um ano, anunciávamos diretamente ao governador a expansão desta fábrica. Fizemos o investimento mesmo durante a pandemia e escolhemos Sergipe porque acreditamos no potencial de crescimento da região. Temos outras fábricas no Nordeste, mas escolhemos Sergipe”, disse o executivo da Ambev.
Jereissati informou ainda que a unidade começará a produzir uma cerveja com base de laranja em abril do próximo ano. “O investimento não será só na fábrica, em tecnologia, mas em toda a produção, já que vamos comprar a laranja diretamente do produtor, sem intermediários ou atravessadores”, disse.
Em 22 de setembro de 2021, por meio da Lei Nº 8.895, o Governo do Estado reduziu a alíquota de ICMS para cervejas que contenham no mínimo 0,35% de suco de laranja concentrado ou integral na sua composição. A iniciativa visa o fomento à cadeia produtiva de laranja em Sergipe. A alíquota de ICMS foi reduzida de 25% para 13% sobre as operações e prestações de serviço internas envolvendo cervejas que utilizem em sua composição a laranja e sejam comercializadas em embalagem de vidro ou lata.
A Ambev
A empresa brasileira tem sede em São Paulo e está presente em 18 países. Nasceu em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Sua história começou na década de 1880, com duas cervejarias, através da Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.
Hoje, são mais de 100 rótulos. Atualmente, a unidade Águas Claras produz alguns dos rótulos mais desejados pelos brasileiros, como Bohemia, Brahma Duplo Malte, Original, Skol e outras bebidas não alcoólicas, como Guaraná Antarctica, Tônica e Sukita, e tem capacidade de produção de 260 mil hectolitros apenas em latas.
AJN1 – Com informações da ASN