noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

ESTÂNCIA: PRAÇA GRACCHO CARDOSO SEM VIDA E SEM COR - PRECISA SER RESTAURADA

O único atrativo da praça em conservação, é um quiosque mantido por um particular.

Publicada em 21/12/21 às 12:38h - 521 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia ESTÂNCIA: PRAÇA GRACCHO CARDOSO SEM VIDA E SEM COR -  PRECISA SER RESTAURADA  Compartilhar a noticia ESTÂNCIA: PRAÇA GRACCHO CARDOSO SEM VIDA E SEM COR -  PRECISA SER RESTAURADA  Compartilhar a noticia ESTÂNCIA: PRAÇA GRACCHO CARDOSO SEM VIDA E SEM COR -  PRECISA SER RESTAURADA

Link da Notícia:

ESTÂNCIA: PRAÇA GRACCHO CARDOSO SEM VIDA E SEM COR -  PRECISA SER RESTAURADA
Brinquedo quebrado e enferrujado completa o estado de abandono da praça  (Foto: Atribuna Cultural)

Se alguns meios de comunicação existentes em Estância, não mostram, não têm interesse em anunciar ou não querem levar à tona a realidade das praças e jardins de Estância, a Tribuna Cultural se mantém na vanguarda e mostra o descaso nesses espaços públicos, com o único objetivo do poder público municipal apresentar uma solução.

Uma série de praças e jardins em Estância, alguns na área central e outros na periferia, estão precisando de reformas e atenção por parte da prefeitura.

Estância, supostamente, foi batizada por Dom Pedro II, como “Cidade Jardim de Sergipe Del Rey”, contudo, lamentavelmente, esse título tem sofrido desgaste, pelo fato do setor responsável pela manutenção das praças e dos jardins estancianos, ter dado pouca atenção e investido minimamente na conservação desses patrimônios públicos.

O único patrimônio público em Estância, que recebe o nome do estanciano, Graccho Cardoso, que foi presidente (hoje governador) de Sergipe, encontra-se maltratado, em situação deplorável, que é a Praça Graccho Cardoso, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Estância.

Dos poucos bancos de alvenaria que existem na referida praça, estão todos com as ferragens expostas e alguns sem o assento.

Muitas pedras das calçadas estão soltando e apresentando buracos em sua grande parte.

Os canteiros precisam ser refeitos e pintados. Na maltratada grama, se avistam formigueiros em diversos lugares. 

A praça está feia e o único balanço de lazer que existe por lá, está totalmente no ferrugem.

O quiosque, que existe lá e que é mantido por um particular, é o atrativo da praça.

QUEM FOI GRACCHO CARDOSO

Nasceu  Maurício Graccho Cardoso em Estância, no dia 9 de agosto de 1874. Após estudos iniciais com o pai, Brício Cardoso, em Aracaju, matriculou-se na Escola Militar da Praia Vermelha (teve de alterar a idade para ser aceito), no Rio de janeiro, e, mais tarde, na Escola Militar do Ceará, onde concluiu o preparatório.

Estudou Direito no Rio de janeiro e no Ceará, em 1907. Casa-se, em 1899, no Ceará e lá se estabelece. Além de escrever em jornais do Ceará e de Sergipe e atuar no magistério cearense, inicia carreira pública, sendo eleito para dois mandatos sucessivos de Deputado Estadual.

Em 1904, assume a Secretaria da Fazenda. Elege-se, também duas vezes seguidas, Deputado Federal. Com a decadência política do grupo cearense (os Accioly) a que pertencia, após exercer funções federais, retorna Graccho a Sergipe.

Em 1921 volta à Câmara Federal, agora como representante de Sergipe, mas em março de 1922, com a morte do Senador Oliveira Valadão, é escolhido para substituí-lo. Apenas dois meses depois é a vez de ser guindado pelos patrícios à cadeira de Presidente do Estado, para o quatriênio de 1922-1926. (Fonte: Memoráveis Sergipanos de Ontem. Hoje e Sempre).

SECOM

Semana passada, quando fez uma intervenção numa emissora de rádio local, o secretário adjunto da SECOM, Genilson Máximo, disse que a prefeitura pretende abrir uma licitação ano que vem , para restaurar a praça.


 Redação Tribuna Cultural




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3333038
Usuários Online: 633
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!