A empadinha de aratu do povoado Terra Caída, no município de Indiaroba, foi declarada patrimônio cultural imaterial do estado de Sergipe. Em votação realizada na manhã desta terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por unanimidade, os deputados presentes aprovaram o Projeto de Lei 277/2021, de autoria do deputado Iran Barbosa, com essa finalidade. O PL segue agora para sanção do governador Belivaldo Chagas.
Produzida há mais de 50 anos pelo mestre na culinária popular Pascásio Custódio da Costa, 85 anos, a empadinha de aratu é o prato mais atrativo do Restaurante Frutos do Mar, de sua propriedade, que funciona próximo à rampa de embarque para a balsa que faz a travessia do Rio Piauí. Feita com catados do crustáceo aratu, presente na região, a iguaria, de preparo próprio e sabor único e marcante, é reconhecida no litoral sul do estado e é um dos grandes atrativos culinários para os turistas e visitantes que passam pelo povoado Terra Caída.
“Quem já teve a oportunidade de provar essa empadinha produzida pelo senhor Pascásio, reconhece logo que se trata de uma verdadeira maravilha gastronômica. Pela singularidade no seu modo de fazer, por seu sabor único e por sua identidade como um prato da culinária daquela comunidade pesqueira, compreendemos que é merecido o reconhecimento desta empada de aratu como um patrimônio da nossa cultura e que deve ser preservado e passado para as próximas gerações. Agradeço aos colegas parlamentares pela aprovação unânime dessa proposta”, afirmou o deputado Iran Barbosa.
O parlamentar esteve pessoalmente em Terra Caída, no dia 19/11, para visitar o Restaurante Frutos do Mar e dialogar com Pascásio da Costa sobre a proposta, entregando-lhe uma cópia do Projeto de Lei 277/2021, que havia sido protocolado na Alese.
“Agora, informarei ao senhor Pascásio da aprovação do projeto pelos deputados sergipanos e que o mesmo seguirá para a sanção do governador e posterior publicação no Diário Oficial do Estado, oficializando-se, por assim dizer, a empadinha de aratu do povoado Terra Caída como, de fato e de direito, patrimônio cultural imaterial do estado de Sergipe e do povo sergipano”, enfatizou Iran Barbosa.
Fonte: Assessoria Parlamentar